terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO FAZER A LEITURA ORANTE DA BÍBLIA



                 A Bíblia é um livro muito interessante, porém, muitas pessoas sentem uma grande dificuldade em compreendê-la. De fato, é difícil conhecer e interpretar corretamente toda a riqueza espiritual que se encontra nos textos da Bíblia. Neste texto eu gostaria de propor a leitura da Bíblia, como possibilidade de diálogo e encontro com Deus.
Existem várias formas de se utilizar a Bíblia, por exemplo: ler a Bíblia como um livro de história, quase como que por curiosidade, para saber o que diz, quais as histórias e pensamentos que estão presentes nela; também é possível se utilizar a Bíblia como um livro a ser estudado, para conhecer os fatos acontecidos, procurando contextualizá-los e interpretá-los com um olhar mais científico. Porém, o método de leitura que a Igreja tem incentivado a aprendermos é a “Leitura Orante da Bíblia”. Trata-se de um método muito antigo, que vem sendo utilizado atualmente na catequese e em grupos de oração.
O método da Leitura Orante não tem a pretensão de compreender tudo o que está escrito na Bíblia. Mas, através dele, a Bíblia (Palavra de Deus) é vista como “um livro para ser rezado”. Ou seja, procura-se dialogar, meditar e contemplar este Deus que se encontra (e fala) conosco através da sua Palavra. O método é bem simples e pode ser utilizado individualmente ou em grupos. O importante é encontrar um “tempo livre” para rezar e meditar a Palavra de Deus. Basicamente o método é dividido em quatro passos (ou degraus), que nos conduzem à união com Deus.
 

Primeiro Passo: Escolher um texto bíblico (não precisa ser muito longo). Invocar o Espírito Santo e, com calma e atenção, ler e reler o texto procurando imaginar a cena (entrar no texto, tentar entender o que o texto diz).
Segundo Passo: Meditar o texto, procurando manter a concentração e destacar uma palavra, frase ou pensamento do texto que lhe chama atenção. Procurar perceber o que Deus lhe diz hoje através desta Palavra.
Terceiro Passo: Conversar com Deus (oração). O que você quer dizer a Deus, depois de ter meditado esta Palavra (oração de súplica, agradecimento, interseção, pedido de ajuda, etc.).
Quarto Passo: Contemplar o mistério de Deus na sua vida. Tentar ver o mundo com os olhos de Deus. Assumir um compromisso com Deus a partir desta oração.
Por fim, penso que é importante dizer que uma boa Leitura Orante da Bíblia deve durar no mínimo uns vinte minutos. Nesta oração não se pode ter pressa. O ideal é ficar entre 20 e 40 minutos. Vale a pena tentar. Se não der certo na primeira vez, não desista.

 Um abraço e boa oração.
                                                                                                     Pe. Vinicius Fedrizzi Caberlon