domingo, 28 de fevereiro de 2021
sábado, 27 de fevereiro de 2021
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
CELEBRAÇÃO DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS
A missa iniciou às 19h30 presidida pelo pároco Roberto Carlos Favero que destacou em sua homilia o tempo quaresmal como sendo um período de reflexão, penitência, oração e caridade. É tempo propício para a conversão e crer no evangelho.
Também destacou o início da Campanha da fraternidade, que tem neste ano o tema "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" e o lema "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade".
Em determinado momento, o pároco benzeu as cinzas, que posteriormente foram colocadas sobre a cabeça dos fiéis, como símbolo de arrependimento perante Deus.
Após a missa, foi distribuído as zeladoras da paróquia, o material para os encontros quaresmais em preparação à Pascoa.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2021
O texto-base foi elaborado com o intuito de demonstrar que o diálogo é o nosso melhor testemunho. Dessa maneira, destaca que Jesus nos ensina a seguir pelo caminho da unidade na diversidade. Em um mundo marcado por casos de intolerância em diversos aspectos, certamente essa é uma mensagem mais que necessária.
Objetivo da campanha - A campanha tem a finalidade de “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”.
O cartaz faz
referência ao formato de uma ciranda. Ou seja, todos juntos, de mãos dadas,
mantendo a mesma direção. Nesse sentido, não há primeiro ou último lugar, mas
sim uma unidade.
FONTE: https://marista.org.br/noticia/fraternidade-e-dialogo-conheca-a-campanha-da-fraternidade-ecumenica-2021/ - Acesso em 16/02/2021
sábado, 13 de fevereiro de 2021
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
A quarta-feira de cinzas é o dia seguinte ao Carnaval. Nesta data inicia a Quaresma, que compreende o período entre a quarta de cinzas e a quinta-feira santa.
Nesta
data os cristãos fazem uma reflexão de arrependimento dos pecados e fazem jejum
não comendo carne vermelha, recordando o jejum feito por Jesus.
Na
quarta-feira de cinzas, os presentes são benzidos na testa, com um pouco de
cinza proveniente de ramos queimados bentos no ano anterior no Domingo de
Ramos.
Convidamos
para a celebração de quarta-feira de cinzas.
sábado, 6 de fevereiro de 2021
terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES E VIAJANTES
Naquele tempo, as embarcações eram menores e não tão seguras quanto as atuais. Por isso, as pessoas que viajavam de barco não sabiam se retornariam com vida. Além disso, os recursos de navegação eram quase inexistentes.
Era muito comum que os marinheiros se orientassem pelo sol, durante o dia, e pelas estrelas durante a noite. Dessa forma, a “Estrela do Mar”, que é a Virgem Maria, tornou-se a Senhora dos navegantes, que por ela se orientavam nas “noites escuras” das suas viagens.
Muitas são as comunidades paroquiais, e até cidades, que tem Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira por todo o Brasil.
A segunda e mais importante razão da devoção a Nossa Senhora dos Navegantes está associada com o título que lhe deu origem: “Estrela do Mar”.
A Virgem Maria é essa estrela luminosa, que nos guia, que nos mostra a direção certa no mar por vezes tempestuoso da nossa história, para chegarmos ao porto seguro, que é Jesus Cristo. Dessa forma, compreendemos que a Senhora dos Navegantes não é somente a protetora e a intercessora dos navegantes, mas de todos nós, que navegamos nessa grande embarcação que é a Igreja, no mar tantas vezes agitado e perigoso deste mundo.