domingo, 27 de novembro de 2022

FORMAÇÃO PARA COROINHAS


Ocorreu no sábado dia 26/11 um encontro de formação para Coroinhas das paróquias de Arcoverde e Carlos Barbosa. O local do encontro foi um sítio de propriedade particular. A assessoria foi do padre Miguel Mosena.

O encontro iniciou com envio do padre Roberto e saída em frente a matriz Mãe de Deus às 8h até o local. Após a recepção, iniciaram as atividades com dinâmicas, brincadeiras, celebração, leituras, mensagens, conversa-palestra com padre Miguel, almoço, cantos, orações e para finalizar um lanche.

Agradecemos as coroinhas de nossa paróquia, ao padre Miguel e a catequista Letícia Perazzoli que as acompanhou.

Fotografias enviadas por Letícia Perazzoli

sábado, 26 de novembro de 2022

ALERTA: VIVER BEM O PRESENTE (1° Domingo do Advento)

No final do primeiro século, quando surgiu o Evangelho de Mateus, as comunidades cristãs viviam tempos difíceis, sob o domínio do Império Romano e em meio a conflitos e perseguições. Tais comunidades buscavam forças na espera da vinda de Jesus, para superar esses conflitos e concretizar o sonho de uma sociedade justa, humana e fraterna. Havia, portanto, uma preocupação comunitária com essa realidade de sofrimento.
O apelo de Jesus para vigiar não significa, portanto, incentivo ao fechamento, à preocupação apenas com os próprios interesses. Ao contrário, a esperança cristã nos chama a ir além dos nossos interesses, tornando-nos sensíveis às necessidades dos outros. O seguimento de Jesus não nos leva a ficarmos reclusos no templo, mas nos impulsiona a sair de nossas bolhas de segurança, a nos libertarmos de nossos modos fechados de viver. A construção da arca que nos salvará é ação cotidiana.
O Evangelho nos faz um alerta para vivermos bem o tempo presente. Não está preocupado com quando será o fim. Todo dia é dia para viver a proposta de Jesus, e toda hora é hora da vinda do Deus da vida. Somos lembrados de que estamos vivendo um tempo de graça, tempo forte, carregado de sentido, o qual nos humaniza e nos conduz ao encontro dos outros, sem polarizações. O chamado à vigilância é um alerta de que o Senhor da vida está sempre conosco. Cabe a cada um acolhê-lo não apenas com palavras, mas principalmente com gestos concretos.
 
Pe. Nilo Luza, ss
FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/o-domingo/
IMAGEM: https://anec.org.br/


domingo, 20 de novembro de 2022

VOCAÇÃO: GRAÇA E MISSÃO

"Corações ardentes, pés a caminho" (cf. Lc 24,32-33).

O Ano Vocacional do Brasil, que iniciamos nesta Solenidade de Cristo Rei, quer nos ajudar a fortalecer a cultura vocacional na vida da Igreja, nas nossas comunidades, paróquias, movimentos e pastorais e também na sociedade.
Confira a mensagem do padre Marciano Guerra, que é coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul.
FONTE: https://www.facebook.com/diocesedecaxias/



sexta-feira, 18 de novembro de 2022

PREPARANDO O NATAL

Os subsídios em preparação ao Natal  já estão disponíveis nas paróquias. Este ano o material propõe quatro encontros para o Advento, além da celebração penitencial e bênção de Natal.

FONTE: Diocese de Caxias do Sul

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

 

"À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, e livrai-nos sempre de todos os perigos, e das doenças, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com vosso Filho, reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos. Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a distribuidora de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém."

FONTE:https://cruzterrasanta.com.br/

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

7º MULTICOM DO REGIONAL SUL 3

A Pastoral da Comunicação do Rio Grande do Sul (Pascom RS) e o Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3, promovem o 7º Mutirão de Comunicação (Muticom) da Igreja Católica no Rio Grande do Sul. O evento será realizado no dia 26 de novembro, sábado, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, na Diocese de Caxias do Sul, com início às 09h.

“Pascom: o agir comunicativo da Igreja” é o tema escolhido para a 7ª edição do Muticom, que terá como assessor o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, para abordar os quatro eixos que fundamentam e dinamizam a organização da Pastoral da Comunicação. Além dele, o bispo diocesano de Montenegro e referencial para a comunicação no Regional Sul 3, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, irá aprofundar a temática da espiritualidade do comunicador católico.

O evento será concluído com a Missa às 17h e terá momentos de oficinas ao longo da tarde. Serão oferecidos três temas, sendo que cada participante poderá participar de dois momentos: Artes gráficas no Canva; Técnicas fotográficas com o celular; e Redes sociais na perspectiva da evangelização.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/Inscricoes7MuticomRS até o dia 19 de novembro, ao valor de R$ 25,00. Neste valor não está incluso o almoço, sendo possível fazer a refeição nos restaurantes e cafés que estão localizados no entorno do Santuário.

FONTE: https://www.facebook.com/diocesedecaxias/


quarta-feira, 2 de novembro de 2022

DIA DE ORAÇÃO NO CEMITÉRIO

Ao visitar cemitérios e sepulturas, é apropriado fazer uma pequena oração. Devemos pedir a Deus que conceda o descanso aos nossos entes queridos.
A oração mais comum em um cemitério é a prece do “Descanso Eterno”:
“Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!
Que a luz perpétua os iluminem!
Descansem em paz. Amém.”
Mas podem ser feitas demais orações pelos falecidos, como a récita de um terço.
A celebração no cemitério de Arcoverde foi presidida pelo vigário paroquial Carlos Augusto Bertotti e contou com grande participação.



A LEMBRANÇA DOS QUE PARTIRAM

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! No ciclo da vida, que para alguns pode durar uma centena de anos ou mais, e para outros pode ter a brevidade de uma flor rara, que não dura mais do que algumas horas, alguns dias, alguns meses ou alguns anos, não importa a brevidade do tempo, ninguém parte deste mundo sem deixar marcas no coração de alguém que ama.

No dia 02 de novembro celebraremos o dia dos finados e todos nós temos alguém para recordar. Neste dia de silêncio e oração, onde reavivamos na memória as lembranças de pessoas que fizeram parte da nossa vida. São familiares, amigos e conhecidos que marcaram a nossa vida e viveram a experiência da morte, mas os recordamos na mente e com afeto no coração.

Quando uma pessoa vive o seu caminho existencial, com todas as provações que fazem parte da vida do ser humano, e nós estamos profundamente ligados a ela, por laços afetivos de parentesco ou por amizade, choramos e lamentamos a sua partida. Porém, nos consolamos ou aceitamos quando entendemos que ela completou o seu peregrinar neste mundo, para viver a vida eterna e receber o abraço da ternura e da misericórdia do Pai, no dia da ressurreição.

A vida e a morte nos provam. Nos provam, e, às vezes, temos o coração ferido porque a vida nos aproxima e a morte nos separa. Perder uma pessoa que amamos, que faz parte da nossa vida, dos nossos sonhos, dos projetos que construímos juntos é uma dor que atinge milhões de pessoas. Num dia de finados, estando num grande cemitério, enquanto aguardava a hora da celebração eucarística, comecei a percorrer o local e fui observando os túmulos e os nomes escritos nas lápides. Alguns construídos de forma sóbria, outros artisticamente trabalhados, outros em estado de abandono, simbolizando como que uma ruptura entre passado e presente, na ligação afetiva familiar. No silêncio e naquele estado de abandono, eles nos falam: já não sou recordado, saí do mundo e do coração dos meus familiares.

Mas também pude perceber no semblante das pessoas que estavam junto à cruz, ascendendo velas, um olhar distante perdido no silêncio, mas naquele silêncio traziam presente o passado, a alegria da vida e a dor da separação pela morte de seus entes queridos. Ao redor de alguns túmulos, estavam agrupadas várias pessoas, em outros não tinha ninguém, mas tinha também aqueles que estavam recebendo a visita de uma única pessoa. Esta, às vezes estava sentada junto ao túmulo. Ali não se via risos, abraços e reencontros, mas percebia-se um reencontro marcado pelo silêncio, cujo olhar ia além do presente, fazia ponte de comunhão com alguém do passado, mas que no amor permanecia presente no coração.

+ Dom José Gislon, OFMCap.

Bispo Diocesano de Caxias do Sul

terça-feira, 1 de novembro de 2022

DIA DE TODOS OS SANTOS


Significado da Solenidade

A memória litúrgica dedica um dia especial a todos aqueles que uniram com Cristo em sua glória. Eles não nos são indicados apenas como arquétipos, mas invocados também como protetores das nossas ações. 
Os Santos são os filhos de Deus que atingiram a meta da salvação e que vivem, na eternidade, aquela condição de bem-aventurança expressa por Jesus no discurso da Montanha, narrado no Evangelho de Mateus (5,1-12). Os Santos são aqueles que também nos acompanham no nosso percurso de imitação de Jesus, que nos leva a ser pedra angular na construção do Reino de Deus.

Origem e história desta festa
Esta festa de esperança, que nos recorda o objetivo da nossa vida, tem raízes antigas: no século IV, começou a celebração dos mártires, comuns para as diferentes Igrejas. Os primeiros sinais desta celebração foram encontrados em Antioquia, no domingo após o dia de Pentecostes, sobre a qual já falava São João Crisóstomo. 
Entre os séculos VIII e IX, esta festa começou a difundir-se também na Europa, e, em Roma, de modo particular, no século IX. Ali, o Papa Gregório III (731-741) quis que esta festa fosse comemorada no dia 1º de novembro, que coincidia com a consagração de uma Capela, na Basílica de São Pedro, dedicada às relíquias "dos santos Apóstolos, dos Santos mártires e confessores e de todos os Justos, que chegaram à perfeição e descansam em paz no mundo inteiro".

FONTE: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/
IMAGEM: https://formacao.cancaonova.com/