domingo, 25 de junho de 2023

DIA NACIONAL DO MIGRANTE


Entre os dias 18 e 25 de junho de 2023 aconteceu a 38ª Semana do Migrante, que neste ano, em consonância com a Campanha da Fraternidade, trouxe como tema: “Migração e Soberania Alimentar” e o lema: “Pátria é a Terra que lhe dá o pão” frase de São João Batista Scalabrini.

A celebração na igreja matriz foi presidida pelo vigário paroquial, Luís Carlos Conci, que em sua homilia destacou a frase do Evangelho: “Não tenhais medo”. A confiança em Jesus, desperta no coração das pessoas, a força para superar os medos que fazem muitos sofrer. Onde temos esperança e confiança, a vida desabrocha, a alegria cresce e a humanidade se desenvolve no homem.



São João Batista Scalabrini – considerado o pai e apóstolo dos migrantes, foi canonizado em outubro de 2022 pelo Papa Francisco. Neste domingo, celebramos o Dia Nacional do Migrante e na missa estiveram presentes alguns membros Leigos Missionários Scalabrinianos, do Núcleo de Arcoverde - Irmãs Pioneiras Missionárias, apresentando o trabalho desenvolvido em favor dos migrantes e vulneráveis: coleta de produtos e alimentos, confecção de peças de vestuário, colchas, cobertores e bolsas.

Neste mesmo dia foram recebidas as doações para a Campanha de Apoio aos atingidos pelo ciclone no município de Caraá-RS. Agradecemos as doações das famílias, demonstrando concretamente nosso gesto de solidariedade e fraternidade.

     IMAGEM de São João Batista Scalabrini: https://www.scalabriniani.org

sábado, 24 de junho de 2023

SÃO JOÃO BATISTA, O PRECURSOR DE JESUS

São João Batista nasceu em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Sua mãe Santa Isabel, era prima de Maria Mãe de Jesus. São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno. É o primeiro mártir da Igreja e o último dos profetas. Sua festa é celebrada no dia 24 de junho – solenidade da Natividade de São João. Em sua missão, ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo daí o nome João Batista, ou seja, João aquele que batiza.
Nascimento milagroso
A mãe de João Batista, Santa Isabel, era idosa e nunca tinha engravidado. Todos a tinham como estéril. Mas, então, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias quando este prestava seu serviço de sacerdote no templo e anunciou que Isabel teria um filho e que este deveria se chamar João. Zacarias não acreditou e ficou mudo. Pouco tempo depois, Isabel engravidou como o Anjo havia dito.
Vida no deserto
Quando São João Batista ficou adulto, percebeu que chegara sua hora. Então, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre viam suas pregações no rio Jordão.
Prisão e morte de João Batista
Nas pregações, São João não poupava o rei local, Herodes Antipas, denunciava a vida adultera do rei que tinha se unido a Herodíades, sua cunhada, e também a vida desregrada em seu governo. São Marcos em seu evangelho narra que Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes. O rei ficou deslumbrado com ela e disse que daria tudo o que lhe pedisse. Então Salomé fala com sua mãe e pede a cabeça de São João Batista numa bandeja.
Tradição da fogueira
Da história de São João, a cultura popular europeia retirou vários símbolos que passaram a se mesclar com os tradicionais ritos de colheita. A fogueira, característica das festas de São João, tem fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel para Maria, mãe de Jesus. Conta-se que Nossa Senhora perguntou a Santa Isabel como poderia saber do nascimento do menino, ao qual Isabel respondeu: - Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu.
FONTE: https://arquidiocesesorocaba.org.br/sao-joao-batista-o-precursor-de-jesus/ 
IMAGEM: https://br.pinterest.com/

quarta-feira, 21 de junho de 2023

CAMPANHA EM PROL DA CIDADE DE CARAÁ

Convidamos toda a comunidade paroquial para participar de doações em favor dos afetados pelo ciclone, em parceria com prefeitura e paróquias de Carlos Barbosa. Coleta nas missas das respectivas igrejas e capelas.


 

segunda-feira, 19 de junho de 2023

3ª EDIÇÃO DO MISSAL ROMANO


A Igreja no Brasil se prepara para receber e implementar o uso da 3ª edição típica do Missal Romano. Com a tradução para o Português do Brasil aprovada pela Santa Sé, as dioceses terão até o 1º domingo do Advento para iniciar oficialmente o uso dos textos litúrgicos atualizados. Nesse período de preparação, a Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem favorecido momentos de formação em vários locais do Brasil.

As assessorias nas dioceses têm sido oportunidade para apresentar as particularidades e o que é próprio para a Igreja no Brasil, além de recordar e aprofundar o significado e a importância do Missal Romano na liturgia da Igreja, explica o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Leonardo Pinheiro. Ele tem atendido diversas demandas para formações dirigidas principalmente aos cleros diocesanos.

“O grande interesse é saber o que muda, as novidades, mas é importante compreender que não se trata de um novo rito. O rito é sempre o missal de Paulo VI, segundo a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II”, explica o assessor. Também tem gerado interesse como fica o novo calendário dos santos, no caso o calendário litúrgico dos santos no Brasil.

FONTE:https://www.cnbb.org.br/comissao-liturgia-formacoes-3a-edicao-missal-romano/

quinta-feira, 8 de junho de 2023

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

Nossa paróquia vivenciou momentos de fé e arte neste dia 8 de junho para celebrar a Solenidade de Corpus Christi. As comunidades da paróquia e grupos diversos representando entidades e serviços pastorais, estiveram desde às 8h produzindo os tapetes. Agradecimentos à equipe administrativa da matriz, membros dos grupos, a subprefeitura de Arcoverde, a Proarte, equipes de liturgia e canto, e o pároco Roberto Carlos Favero que presidiou a celebração.