sábado, 26 de agosto de 2023

DEUS ABENÇOE OS CATEQUISTAS!

 

Parabenizamos todos os catequistas da Paróquia Nossa Senhora das Graças, pelo belo trabalho voluntário desenvolvido com a Catequese em nossas comunidades-Igreja.

Sabemos que não é uma missão fácil ser catequista, mas com entusiasmo, esperança e fé, vocês conduzem nossas crianças e jovens, no seguimento das palavras de Jesus.

Que Deus e Nossa Senhora derramem suas bênçãos e graças sobre todos os catequistas e seus catequizandos!

Imagem:https://catequizar.com.br/



terça-feira, 22 de agosto de 2023

MARIA ASSUNTA E SÃO ROQUE

No último domingo dia 20/08, foi celebrada missa pelo vigário paroquial Luís. Nela festejamos a Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria sendo celebrada no dia 15 de agosto, desde o século V. Mas a partir de 1° de novembro de 1950, o Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Maria, elevada ao céu em corpo e alma. Atualmente a festividade é celebrada no domingo subsequente a 15/08.

Neste dia foi lembrado São Roque, homenageando o santo considerado padroeiro dos inválidos e cirurgiões, além de ser o protetor contra a peste e demais epidemias, animais e natureza.

A celebração contou com a presença do Coral Infantil local, ao qual parabenizamos.

No final da celebração, foi dada a bênção por intercessão de São Roque, sendo bentos os pães e o sal, que foram depois distribuídos aos presentes.








domingo, 20 de agosto de 2023

VIDA CONSAGRADA - MISSÃO E PROFETISMO

 “Dentro das celebrações do Mês Vocacional, com gratidão, alegria e esperança, rezamos por todos os religiosos e religiosas, que se consagraram a Cristo, vivendo a vocação, dom de Deus, e servindo a Igreja, Povo de Deus, através dos carismas das Ordens e Congregações Religiosas. A consagração da vida a Cristo, pelos votos de pobreza, obediência e castidade, é uma das mais belas formas do seguimento de Jesus. A pessoa se consagra para viver a sua consagração no seio de uma comunidade, em profunda comunhão com o Senhor, mas sem deixar de anunciar e testemunhar os valores do Reino de Deus, através da missão no mundo. Nestes dois mil anos de cristianismo, a vida consagrada é um sinal visível da ação do Espírito Santo na vida da Igreja. Podemos dizer que, ao longo dos séculos, passou por muitas dificuldades, mas graças a ação do Espírito Santo, soube responder sempre com uma nova primavera aos desafios advindos das mudanças de época, e dar uma resposta criativa, missionária, profética e evangelizadora, para a missão da Igreja, inserida na realidade histórica do Povo de Deus a caminho da casa do Pai. Podemos dizer que os vários carismas da vida consagrada tiveram e têm na Igreja a força para fazer florescer uma nova primavera na evangelização, através da participação ativa no processo sinodal, de uma Igreja em saída, missionária e profética.

O carisma de cada uma das Ordens e Congregações é dom de Deus, não só para a vida dos membros dos Institutos, mas também para a Igreja e o povo de Deus. Todo carisma só tem sentido quando vivido nesta dimensão. No aspecto vocacional, a Vida Consagrada é um chamado; em modo simbólico, ela manifesta o absoluto de Deus na nossa vida e um modo de ser segundo o Evangelho. Foi no amor a Cristo e por amor a Ele, que os fundadores iniciaram os Institutos de vida consagrada na Igreja, para dar uma resposta de humanização e evangelização, diante de realidades bem concretas, que tocavam a vida da sociedade. Se a vida consagrada, viesse a faltar, seria uma perda enorme para a Igreja. Mas de modo especial, do amor de Cristo, vivido de forma profética, na proximidade, na alegria e na esperança.”

+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul
Trechos do artigo
https://www.diocesedecaxias.org.br/noticias/vida-consagrada-missao-e-profetismo


sábado, 19 de agosto de 2023

TERÇO NO CAPITEL SÃO ROQUE


Ocorreu tradicionalmente a reza do terço e culto no capitel em honra a São Roque, no lugarejo de Rua Pinheira, na última quarta-feira dia 16/08, dia dedicado ao santo. 

As famílias locais e de comunidades vizinhas se fizeram presentes. Após a récita foram distribuídos pãezinhos e sal. Em seguida todos participaram de uma confraternização.

Fotografias cedidas por Enio Grolli





segunda-feira, 14 de agosto de 2023

CAPELA DE ARROIO CANOAS FESTEJOU SÃO ROQUE


No domingo dia 13/08 a comunidade da capela de Arroio Canoas festejou São Roque. A celebração foi presidida pelo pároco Roberto e contou a com a presença do padre Gustavo. A animação litúrgica ficou com a equipe de liturgia e coral da comunidade.

Antes do término da celebração foi entoada uma canção, lida uma mensagem e encenado um momento sobre o dia dos pais e semana da família. Em sequência foram bentos os pães, o sal e distribuídos aos presentes.

Seguindo programação, aconteceu grandioso almoço no Clube Gaúcho,  extração de brindes para os pais, reunião dançante e extração da rifa. Cumprimentos a todos os organizadores pela linda festa e desde já agradecem a participação de todos.

São Roque rogai por nós!









domingo, 13 de agosto de 2023

SEMANA DA FAMÍLIA

 

"Toda família necessita de um pai. Um pai que não se vanglorie de que seu filho seja parecido com ele, mas sim que se alegre de que aprenda a retidão e a sensatez que é o que conta na vida".

 

Elevamos ao Senhor nossa oração pela vida e missão dos pais. Que Deus os abençoe, com a intercessão de São José e da Virgem Maria.

https://www.facebook.com/diocesedecaxias/

sábado, 12 de agosto de 2023

FELIZ DIA DOS PAIS

 

Ser pai é acolhida, entrega, paciência, dedicação. Mais do que dar a vida, a paternidade é estar presente e ajudar na criação dos filhos. É participar dos momentos bons, nas comemorações, mas principalmente estar ali quando os problemas surgem e tornam difíceis um simples sorriso.

Ser pai é esforço para que o essencial esteja ali e para que o mais importante nunca falte, o amor do pai.

Muitos não saberão o significado e o valor que tem um pai. Quem tem a sorte de ter um pai de verdade pode se orgulhar e comemorar essa virtude.

Parabéns a todos os verdadeiros pais pelo seu dia. Sejam muito felizes!

https://www.calendarr.com/brasil/mensagens-dia-dos-pais/

domingo, 6 de agosto de 2023

FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

Transfiguração de Jesus é um dos milagres que se encontram nos Evangelhos. É um dos cinco marcos da vida de Cristo, a partir do Batismo, da Crucificação, da Ressurreição e da Ascensão.

Neste milagre, ocorreu a transfiguração de Jesus no topo da montanha Tabor, na Galileia, revelando-se um casamento entre a natureza humana e a divina, sendo Jesus a ponte entre os dois mundos.

Acompanhado de Pedro, Tiago e João, aos quais se juntaram Moisés e Elias, Jesus ouve uma voz no céu que diz “Filho” e as suas roupas brilham, tornando-se extraordinariamente radiante.

Segundo as Escrituras, uma nuvem surgiu e encobriu os apóstolos de sombra, ouvindo-se as palavras: "Este é o meu Filho, o Escolhido; a Ele dai toda atenção!". O milagre reforçou a identificação de Jesus como o Messias e preparou os apóstolos para o que se seguiria.

A festa da Transfiguração do Senhor é celebrada desde o século V no Oriente e desde 1457 no Ocidente. O seu significado prende-se na preparação dos cristãos para a permanência na fé, que rasga a escuridão da morte com a sua resplandecência.

FONTE: https://www.calendarr.com/


sábado, 5 de agosto de 2023

O QUE É A JMJ


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.
Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja. 
Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.
Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões…) e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimônia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

FONTE: https://www.lisboa2023.org/pt/o-que-e-a-jmj


terça-feira, 1 de agosto de 2023

AGOSTO, MÊS VOCACIONAL


O mês de agosto é o mês vocacional. Esse ano com um sentido todo especial: estamos vivendo, desde novembro passado, o 3º Ano Vocacional, com o tema: “Vocação, graça e missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).

Sobre a vocação como união com Deus sabemos que esse é destino de todo ser humano. E por causa disso, as vocações específicas encontram todo o seu sentido. Na verdade, encontramos em Deus a origem de toda vocação transcendental e escatológica: a criação e o homem encontram em Deus o sentido de ser.

Vivendo o mês vocacional a Igreja celebra todas vocações. Que essa celebração incuta em todos os agentes de pastoral uma verdadeira cultura vocacional. Assim, reconhecendo que elas se alicerçam na própria condição criada por Deus, elas se unam na experiência da sinodalidade, característica essencial de todas as vocações.

Todas as vocações serão lembradas, rezadas e celebradas neste mês de agosto: a vocação presbiteral, no primeiro domingo, com o “Dia do Padre”, a vocação ao matrimônio, no segundo domingo, com o “Dia dos Pais”, a vocação à vida religiosa, no terceiro domingo, dia dos religiosos e religiosas, e a vocação dos leigos e leigas, com o dia do catequista, no quarto domingo. Bom mês vocacional para todos!

Dom Jaime Vieira Rocha

FONTE: https://www.cnbb.org.br/agosto-mes-vocacional - 27/07/23