domingo, 31 de março de 2024

JESUS RESSUSCITOU


        DOMINGO DA PÁSCOA
        Páscoa é ressurreição, é renascimento!
        Alegremo-nos!
        Cumpriu-se a profecia, Jesus ressuscitou!
        Depois do calvário, a ressurreição!
        Alegremo-nos! Jesus vive eternamente,
        Devolveu-nos a esperança e a alegria!
        Ele doou-se por amor ao Pai.
        Deixe que Jesus viva em seu coração.
        Vamos seguir o caminho do bem.
        Que possamos somente abençoar!
        Vamos fazer a diferença.
        É o momento para renascermos!
        Que Deus abençoe sua vida e sua família.
        Feliz Páscoa!

A missa do Domingo de Páscoa iniciou às 8h30 na matriz sendo presidida pelo pároco Roberto.
Ao final da celebração, a equipe administrativa entregou um mimo ao padre em comemoração da Páscoa.

Fotografias de Karine Perazzolli Henz






A missa do Domingo de Páscoa iniciou às 8h30 na matriz sendo presidida pelo pároco Roberto.
Ao final da celebração, a equipe administrativa entregou um mimo ao padre em comemoração da Páscoa.

sábado, 30 de março de 2024

SÁBADO SANTO

O Sábado Santo é celebrado ao escurecer do dia, à noite. Até as luzes da Igreja são apagadas. Todo o povo se reúne na escuridão. Esta Liturgia é muito rica nos sinais, nos gestos e símbolos, tendo quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. É na Vigília Pascal que acontece a bênção do fogo. O Círio Pascal é aceso no fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história!

A celebração iniciou às 19h sendo presidida pelo vigário paroquial Luís Carlos Conci. Após a bênção do fogo na parte externa da matriz, seguiu procissão da luz com o círio pascal, liturgia da Palavra, do batismo e posterior bênção da água.



Antes de concluir a missa, foi apresentado e bento o ícone da Medalha Milagrosa de N. Sra. das Graças à comunidade, que será utilizado na visita às capelas da paróquia em preparação à festa de 19 de maio.

Também um casal da equipe administrativa brindou o padre Luís com um mimo na festividade da Páscoa.









sexta-feira, 29 de março de 2024

SEXTA-FEIRA SANTA

A Sexta-Feira Santa é o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. Esse dia é de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Não há missas nesse dia, mas a cerimônia da celebração da Paixão de Cristo, que pode contar com encenações e uma procissão de Cristo morto. Muitos fiéis fazem jejum e abstinência de carne vermelha.
A data da Sexta-Feira Santa depende da definição da data da Páscoa no calendário litúrgico.
A Paixão de Cristo iniciou às 15h na igreja matriz, sendo presidida pelo vigário paroquial Luís Carlos Conci. A encenação da Via Sacra esteve sob responsabilidade do grupo da catequese com apoio da equipe administrativa. Também ocorreu a procissão e no regresso à matriz, o beijo a Cristo morto.



















quinta-feira, 28 de março de 2024

QUINTA-FEIRA SANTA

Na Quinta-feira Santa relembramos a última ceia de Jesus com seus apóstolos, em preparação à Páscoa. Durante a ceia, Jesus surpreendeu a todos ao se levantar e lavar os pés de cada um dos apóstolos, mostrando que a autoridade só pode ser entendida como serviço aos outros. Depois da purificação, Jesus instituiu a Eucaristia, repartindo o pão e o vinho, transformados em seu Corpo e Sangue. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento é transladado para um local apropriado, onde acontece a adoração Eucarística. As toalhas do altar são retiradas, lembrando a prisão de Cristo e sua humilhação no julgamento.

A celebração na matriz iniciou às 19h, sendo presidida pelo vigário paroquial Luis Carlos Conci. Foi representada uma cena referente ao cartaz da CF24. Durante a missa ocorreu a encenação do Lava-pés. Após a missa, foi transladada a Eucaristia até o lugar preparado, seguindo de adoração coordenada pelo sacerdote.