segunda-feira, 30 de setembro de 2024

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

 


Ontem dia 29.09.24 ocorreu na capela do Quinze da Boa Vista, grande festa em honra a Nossa Senhora do Rosário.

A celebração festiva iniciou às 10h35 e foi presidida pelo pároco Roberto Carlos Favero, sendo animada pela equipe de liturgia e coral da capela.

Após a santa missa foram bentas as lembrancinhas da festa que foram distribuídas na saída. O padre Roberto também procedeu bênção individual para os fiéis que assim desejaram.

No salão comunitário foi servido grande e saboroso almoço festivo, ocupando também o novo espaço construído para abrigar tanta gente.

Na sequência houve sorteio do rifão, animada reunião dançante e sorteio da rifa. Parabenizamos os festeiros, equipe administrativa e toda a comunidade-Igreja do Quinze da Boa Vista, pela bela e grandiosa festa.

Nossa Senhora do Rosário rogai a Deus por nós!









domingo, 29 de setembro de 2024

A PALAVRA, LUZ PARA NOSSOS PASSOS

A Sagrada Escritura contém a Palavra de Deus! Ela é luz  para os nossos passos (sl 119,105). Através de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus não diz mais do que uma só palavra: o seu Verbo único, Jesus Cristo. No Verbo, Deus totalmente Se diz. Como claramente afirmava Santo Agostinho: "Lembrai-vos de que o discurso de Deus que se desenvolve em todas as Escrituras é um só, e um só é o Verbo que Se faz ouvir na boca de todos os escritores sagrados". (Bento XVI)

Por isso os cristãos estão no mundo, mas não são do mundo. Atentos à Palavra de Deus, buscam pautar a própria vida pelos critérios ensinados por Jesus. Os cristãos sabem que todo gesto de caridade é reflexo da misericórdia e caridade de Deus. Eles se sentem chamados a honrar o modo de ser do próprio Deus nas práticas da justiça, da misericórdia e da caridade.

Dom Jaime Spengler - Arcebispo de Porto Alegre

Fonte: Seleção de trechos - Folheto Litúrgico O Dia do Senhor - 29.09.24 p. 4
Imagem: Igreja matriz Nossa Senhora das Graças 

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

O REINO DE DEUS ANUNCIADO PELA PALAVRA

 

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Neste mês dedicado à Palavra de Deus, continuaremos a refletir sobre a importância de termos familiaridade com a Sagrada Escritura, pois nela está contido o anúncio do Reino de Deus, do projeto universal de salvação e de libertação, de verdade e de amor, de paz e de justiça, destinado a tornar-se realidade na história presente, através das obras do Messias e Senhor.

A Bíblia está no coração da liturgia da Igreja, onde é proclamada, meditada e atualizada. Mas é também a alma do anúncio da fé e da catequese; é o alimento da nossa vida espiritual. Através da leitura da Sagrada Escritura podemos sentir o apelo de Deus tocar o nosso coração, a nossa vida pessoal e familiar, e a vida da nossa comunidade de fé. (...)

Portanto, queridos irmãos e irmãs, leiam a Palavra de Deus, com o coração e a mente abertos à ação do Espírito Santo, para que ela seja gravada no seu coração e fortaleça a sua fé, de cristãos comprometidos com o Reino de Deus e a sua justiça. Evitando assim, que ela não seja deturpada ou usada, para alimentar ideologias fundamentalistas, que fomentam o ódio e a violência, que destroem as famílias e as comunidades, e depreciam a vida, dom maior de Deus a cada um de nós.

+ Dom José Gislon, OFMCap.

Bispo Diocesano de Caxias do Sul

https://www.diocesedecaxias.org.br/noticias/ - Trechos selecionados


sábado, 21 de setembro de 2024

MÃE-TERRA AGRADECE


               Dia 21 de setembro
              É o dia da Árvore
              Para nos lembrar
              Que se elas não se multiplicarem
              Nosso planeta morre...
 
              Árvores são sementes de ontem
              Plantadas, regadas, cuidadas...
              Que nos devolvem a Vida
              Razão de nossa subida...
 
             Árvores são energias
             Que à sombra nos acolhem
             Refrescando nossas Vidas
             Oxigenando nossa lida
             Hoje tão comprometida...
 
            O progresso avança
            No ouro do agronegócio
            Sobretudo milho e soja
            Onde somos líderes mundiais
            Para alimentar os animais...
 
            A vida fica mais comprometida
            Pela ganância desmedida
            Desmatamento, queimadas...
            Que deixam a vida intoxicada.
 
            Olá exterminadores
            É hora de dar um basta
            Ne$$a devastação farta
            Que a todos, sem piedade, mata.
 
            A Mãe-Terra grita:
            Nas catástrofes nunca vistas,
            Enchentes, tempestades,
            Vulcões, estiagens...
            Por toda a parte
            Do planeta em gritos
            Suplicando
            Brutos, parem!
 
            Plantemos árvores
            Plantemos responsabilidade
            Para salvar a humanidade
            Antes que fique tarde...
 
            O Dia da Árvore
            [21 de setembro]
            Abre a primavera
            Chegada de nova quimera...
 
            Obrigado
            Pela natureza cuidar...
            Se todos fizerem sua parte
            O planeta vamos salvar!


             Adelino menino, ecologista
             Abaetetuba. Pará. Amazônia. Brasil
             21 de setembro

            Colaboração: Adelino Ferranti 

sábado, 14 de setembro de 2024

REUNIÃO DO CONSELHO DE PASTORAL DA REGIÃO DE GARIBALDI

Ocorreu na última quarta-feira, dia 11.09, com início às 19h, importante reunião com representantes das paróquias da Região Pastoral, no salão paroquial de Garibaldi.

O encontro teve participação do Vigário Geral da Diocese, Pe. Leonardo Inácio Pereira que apresentou um relato histórico das ações do Conselho de Pastoral. Em seguida apresentou o instrumento que coletará dados e informações junto às comunidades das paróquias, para o novo Plano Pastoral da Diocese de Caxias do Sul.

Nossa paróquia foi representada pelo padre Luís Carlos Conci, Fabiane Tenedini do Conselho de Assuntos Econômicos, José Bittencourt das Missões Populares e Senir Antonio Scaratti da Pastoral da Comunicação.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

8JTCHEJ

Tendo por local a Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, no sábado, 31 de agosto, foram acolhidas cerca de 1200 pessoas, em sua maioria jovens, de diversas cidades da Serra Gaúcha, para participar da 8ª Jornada Diocesana da Juventude, a JTchêJ. Nossa paróquia também foi representada por jovens e pelo padre Luis Carlos Conci.

O evento teve participação da Orquestra de Sopros de Faria Lemos, e banda de grupos de jovens de Bento Gonçalves.

Ocorreram momentos de oração e formação com as catequeses, sendo trabalhados: autocuidado e saúde mental; como ser cristão nas redes sociais a exemplo do beato Carlo Acutis; evangelização por meio da dança e como a fé pode auxiliar no caminho profissional.

A adoração ao Santíssimo Sacramento foi conduzida pelo bispo Dom José Gislon. A missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Darley José Kummer, que é membro da Comissão Episcopal da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para finalizar e celebrar o dia, ocorreu uma festa católica, animada e conduzida pelo maranhense DJ Moisés Santos.
O assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon fez uma avaliação positiva da JTchêJ: “Dentro que foi acontecendo este ano, as chuvas, as dúvidas, a gente conseguiu fazer um bonito evento, que envolveu os jovens, que foi alegre e divertido. Também foi importante para a comunidade de Faria Lemos, para eles recuperarem a esperança em dias melhores”.

Fonte: https://www.diocesedecaxias.org.br/noticias/

Colaboração do padre Luis Carlos Conci


domingo, 1 de setembro de 2024

IGREJA NO BRASIL DEDICA TEMPO À LEITURA DA BÍBLIA


O mês de setembro foi escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para se dedicar ao aprofundamento da leitura das escrituras sagradas, em razão da Festa de São Jerônimo, celebrada no último dia do nono mês.

Estima-se que já foram vendidas mais de 5 bilhões de cópias da Bíblia Sagrada. Hoje, a Bíblia é considerada um marco na história da humanidade. São 73 livros que foram escritos por diversos autores, em épocas e lugares diferentes. É um arco temporal de aproximadamente uns 5 séculos, entre o antigo e o novo testamento.

Sem ler e refletir em cada texto, não tem como identificar qual a vontade de Deus. É preciso estar aberto e se envolver em cada capítulo. Mais importante do que ler e se aprofundar na Palavra é colocar em prática toda a luz presente na Sagrada Escritura em atitudes e ações do cotidiano. É buscar ser a cada novo dia, um pouco do que Jesus foi.

https://www.paieterno.com.br/