segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CAPELA DE COBLENS EM FESTA

No domingo dia 28.09, a comunidade-igreja da capela São Miguel de Coblens festejou seu padroeiro e comemorou os 50 anos de fundação da nova capela. A missa festiva iniciou às 10h30 sendo presidida pelo vigário paroquial Luís Carlos Conci, sendo animada pelo coro e equipe de liturgia da capela. No final da celebração foram bentas as lembranças e dada a bênção especial de São Miguel.

Em seguida o povo presente se dirigiu ao ginásio onde seguiu a programação social com saboroso almoço e após foram sorteados os prêmios da rifa. Parabenizamos a comunidade pela grande festa.

São Miguel rogai a Deus por nós!







sexta-feira, 19 de setembro de 2025

FORMATURA DO CURSO ESCOLA CATEQUÉTICA

Na última quarta-feira, 17 de setembro, ocorreu a Santa Missa em alusão a conclusão do Curso Escola Catequética da Região Pastoral de Garibaldi. A Eucaristia foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Gislon e, concelebrada pelos sacerdotes: Leonardo Inácio Pereira, Edson Gilberto Cecchin, Luis Carlos Conci, Anesio Ferla, Roberto Carlos Favero, Milton Backes  e  Rodrigo Antunes de Lima.

Em sua fala, Dom José parabenizou os sacerdotes da Região Pastoral de Garibaldi pela iniciativa, e reforçou a importância de momentos de preparação para os leigos, uma vez que quando preparados, poderão auxiliar a Igreja a viver a sua missão no mundo. Além disso, agradeceu as catequistas pela disponibilidade no coração e força divina no seu trabalho junto à comunidade.

O Curso Escola Catequética teve inicio no mês de Julho de 2024 e encerrou no mês de agosto deste ano, através de encontros mensais, cujo o objetivo era orientar os catequistas da região quanto a fé e o método de ensino. Participaram da formação, cerca de 200 catequistas da Região Pastoral de Garibaldi, que compreende as paróquias São Pedro (Garibaldi), Nossa Senhora das Graças (Arcoverde), Nossa Senhora Mãe de Deus (Carlos Barbosa), São Lourenço Mártir (Coronel Pilar), São Marcos (Marcorama) e São João Batista (Imigrante).

FONTE: https://www.paroquiasaopedrogaribaldi.com.br/noticia

            






quinta-feira, 18 de setembro de 2025

MOMENTOS DA 25ª FESTA DAS FAMÍLIAS DE ARCOVERDE

A Comissão Organizadora agradece a todas as famílias presentes e de maneira especial a FAMÍLIA TOMMASEL a homenageada da edição 2025. Os participantes puderam vivenciar e sentir com seu coração o lema da festa: Unir famílias e celebrar a vida!













segunda-feira, 8 de setembro de 2025

SANTOS FRASSATI E ACUTIS

A solene celebração eucarística com o rito de canonização teve início com a "Petitio" (Petição), em que o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, card. Marcello Semeraro, acompanhado dos postuladores, pediu ao Santo Padre que inscrevesse os dois beatos no Álbum dos Santos. Na sequência, o cardeal apresentou brevemente as duas biografias e foi entoada a Ladainha dos Santos. Depois, o Pontífice leu a fórmula de canonização, estabelecendo que "em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os santos". Neste momento, foi oferecido o incenso para a veneração das relíquias.

Relíquias dos novos santos

"Pier Giorgio encontrou o Senhor através da escola e dos grupos eclesiais e testemunhou-O com a sua alegria de viver e de ser cristão na oração, na amizade, na caridade. Ainda hoje, a vida de Pier Giorgio representa uma luz para a espiritualidade leiga. Para ele, a fé não era uma devoção privada: impulsionado pela força do Evangelho e pela pertença a associações eclesiais, comprometeu-se generosamente na sociedade, deu o seu contributo à vida política, dedicou-se com ardor ao serviço dos pobres."

"Carlo, por sua vez, encontrou Jesus na família, graças aos seus pais, Andrea e Antonia – presentes aqui hoje com os dois irmãos, Francesca e Michele –, depois também na escola, e sobretudo nos sacramentos, celebrados na comunidade paroquial. Assim, cresceu integrando naturalmente nas suas jornadas de criança e adolescente a oração, o desporto, o estudo e a caridade."

Pier Giorgio Frassati e Carlos Acutis

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-09/papa-leao-xiv-missa-canonizacao-carlo-acutis-frassati.html


sábado, 6 de setembro de 2025

NÃO VIVER PARA SI MESMO


(...)Todos nós somos convidados a seguir Jesus. Viver a própria vocação - como consagrado, ministro ordenado, na vida matrimonial, ou leigos - significa assumir a aventura de lançar-se no seguimento de Jesus Cristo. A vocação é o outro nome da vida espiritual, da vida cristã, da vida plena que nos é proposta. Caminhar com Jesus, e seguir Jesus, significa ter a coragem de não renunciar à alegria; a coragem de buscar a felicidade, e não uma sua substituição ou uma confortável tranquilidade. As renúncias que o seguimento de Jesus impõe encontram seu sentido à luz da alegria e da festa do encontro com Ele.

Acompanhar Jesus pode ser agradável, fácil! No entanto, seguir Jesus impõe exigências. A primeira delas é avaliar as próprias relações familiares. É que o acesso ao Reino dos Céus não pode ser reduzido ao cultivo de laços de sangue; é preciso ir além! A segunda exigência é vigiar para não se deixar levar pela ideologia que pretende identificar o Reino dos Céus com interesses pessoais, ou por manipulações reducionistas do Evangelho. A última exigência é não se deixar seduzir pela tentação de buscar a justificação em si mesmo. (...)

Dom Jaime Spengler

Imagem: https://salmo.club/
Texto selecionado: Folheto O DIA DO SENHOR nº 3167 - 07.09.25

terça-feira, 2 de setembro de 2025

SETEMBRO DEDICADO À BIBLIA

 


A Carta aos Romanos (Rm) é o tema escolhido para o Mês da Bíblia 2025. O lema é extraído de Rm 5,5: "A esperança não decepciona". A escolha desse livro e do lema visa a aprofundar a temática do Ano Santo da Encarnação de Jesus Cristo: "Peregrinos de esperança".

“A Palavra de Deus é viva, não morre nem envelhece, permanece para sempre. Está viva e dá vida. A Palavra, de fato, traz ao mundo o respiro de Deus, infunde no coração o calor do Senhor através do sopro do Espírito. A pregação não é um exercício de retórica e nem mesmo um conjunto de sábias noções humanas: seria somente lenha. É ao invés compartilha do Espírito, da Palavra divina que tocou o coração do pregador, o qual comunica aquele calor, aquela unção. Seria belo que a Palavra de Deus se tornasse sempre mais o coração de toda atividade eclesial” (Papa Francisco, 17/9/2020).

A Bíblia é um livro divino e humano: inspirada por Deus, mas escrita por homens, por Deus movidos e assistidos enquanto escreviam. A Bíblia não é um livro só, mas um conjunto de 73 livros, redigidos por autores diferentes, em épocas, línguas, estilos e locais diversos, num espaço de tempo de cerca de mil e quinhentos anos. Sua unidade se deve ao fato de terem sido todos eles inspirados por Deus, seu autor principal e garantia da sua inerrância.

https://www.cnbb.org.br/o-mes-da-biblia