domingo, 19 de outubro de 2014

ESTUDANDO O ESPAÇO LITÚRGICO

Ocorreu no último sábado dia 18, o 7º Encontro Diocesano de Liturgia tendo por local o centro de formação do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio. Com a presença de mais de 150 pessoas das equipes de liturgia da diocese, incluindo representantes da paróquia de Arcoverde, sob a coordenação da arquiteta Maria Inês Lunardini, foi analisado o espaço litúrgico de nossas celebrações. Também foram apresentadas as orientações para projetos de novas capelas, obedecendo conforme CDAAS (Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra), um estudo, posterior planejamento com profissional habilitado, análise da referida comissão com aprovação de aspectos construtivos e litúrgicos, para depois iniciar as obras.
Todo o encontro versou sobre o tema: Simples e belo: o espaço da celebração. Foram apresentadas e discutidas sugestões para deixar nossas igrejas, capelas e outros espaços litúrgicos mais simples, que foram bem acolhidas pelos presentes.
Todos os bens móveis e imóveis não podem ser demolidos, mutilados, removidos, modificados, nem restaurados sem prévia autorização da autoridade competente. Para qualquer mudança é exigida notificação e consulta à CDAAS.