sexta-feira, 3 de abril de 2015

QUINTA-FEIRA SANTA


O Papa Francisco, dizendo querer servir aos mais desfavorecidos da sociedade, realizou a cerimônia de lava-pés de Quinta-feira Santa em um presídio de Roma, lavando e beijando os pés de 12 detentos homens e mulheres. Pelo terceiro ano consecutivo, Francisco não realizou a cerimônia tradicional em uma basílica, preferindo encontrar-se com pessoas marginalizadas na sociedade e incluindo mulheres. O pontífice se ajoelhou ante seis presos e seis presas, derramou água sobre o pé direito de cada um dos detentos, os secou com uma toalha e os beijou. Uma das presas, uma africana com os olhos marejados, carregava seu bebê no colo, e o Papa também lavou o pé da criança.

Papa Francisco realiza cerimônia de lava-pés com detentos de uma prisão de Roma nesta quinta-feira (2) (Foto: REUTERS/Osservatore Romano)

FONTES: 
Foto: REUTERS/Osservatore Romano 
http://g1.globo.com/mundo/noticia

QUINTA-FEIRA SANTA NA IGREJA MATRIZ DE ARCOVERDE
 
Às 20h desta quinta-feira dia 2 de abril, foi celebrada missa da Ceia do Senhor presidida pelo vigário paroquial Vinicius Fedrizzi Caberlon. Nesta noite lembramos a humildade de Jesus ao lavar os pés de seus apóstolos. Durante a celebração foi representado o rito do lava-pés, que teve a participação de doze pessoas representando os diferentes serviços e pastorais da comunidade da matriz.
No final da missa, fez-se a procissão do translado do Santíssimo Sacramento do altar da igreja para uma capelinha preparada para o rito. Como de costume, ocorreu a adoração do Santíssimo. A animação litúrgica ficou com o Grupo da Catequese.