sábado, 30 de maio de 2015

SANTÍSSIMA TRINDADE



A missão é fazer os povos discípulos de Jesus

Fazer discípulos não é fazer proselitismo, e sim fazer que as pessoas conheçam o projeto de Jesus e vivam segundo esse projeto. O batismo é o compromisso que deriva dessa adesão a Jesus.

A promessa de Jesus é esta: “estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. Essas são as últimas palavras do Evangelho de Mateus. Portanto, não estamos sós e abandonados à própria sorte. Nossa grande alegria e esperança é que o Ressuscitado está conosco sempre e em todos os recantos.

O mistério da Trindade santa – um só Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo – é o fundamento da esperança, a força da caminhada e o conteúdo fundamental da fé. A solenidade da Santíssima Trindade é como que uma retrospectiva do ano litúrgico: o Pai que envia o Filho e o Filho que promete o Espírito, o qual anima a comunidade.

Reconhecer o Deus Trindade e comprometer-nos com ele é abandonar os falsos deuses ou os ídolos modernos que nos cercam a todo momento: o consumismo desenfreado, o ter sempre mais, em prejuízo dos outros; o individualismo, que nos fecha os olhos aos irmãos necessitados; o comodismo, que nos imobiliza diante da necessidade de nos envolver com a transformação das estruturas injustas; o culto ao corpo, à beleza física, como sublimação de complexos e do mito da eterna juventude. Tudo isso caminha na contramão do que indica a Santíssima Trindade, que é relacionamento e compromisso. Nosso Deus é um Deus que ama, se relaciona e se compromete. É um Deus comunhão de vida.
Pe. Nilo Luza, ssp
FONTE: O DOMINGO – Semanário Litúrgico Catequético de 31/05/15

segunda-feira, 18 de maio de 2015

FESTA DA PADROEIRA DA PARÓQUIA

A devoção a Nossa Senhora das Graças e a São Gotardo foi manifestada neste final de semana, na tradicional celebração festiva em honra aos padroeiros da paróquia de Arcoverde. A programação do sábado teve torneio de pênaltis, torneio de cartas e jantar do mondongo. O amanhecer do domingo foi saudado com alvorada festiva e celebração de missa solene às 10horas e 30min na igreja matriz, que recebeu grande número de fiéis das comunidades que integram a paróquia e de visitantes de cidades vizinhas e da região metropolitana de Porto Alegre. Presidiu a celebração o vigário paroquial Vinicius Fedrizzi Caberlon, tendo animação litúrgica do Grupo de Jovens do CLJ de Arcoverde. No final da missa foi encenada a coroação de Nossa Senhora. Às 12h e 30min foi servido no Clube Auriverde saboroso almoço. Em seguida  foram sorteados brindes e a rifa. Nossos agradecimentos aos festeiros, à equipe sacerdotal, as comunidades da paróquia e a todos os trabalhadores, pela grande festa de fé e integração social deste ano. Rogamos as graças de Maria e a proteção de São Gotardo sobre todos. Seguem alguns momentos da festa:

 FESTEIROS
Acassiano Bianchini e Suelen Scaratti
Carlos Zilio e Rejane Costantin
Márcio Scaratti e Caroline Zarpelon
Miguel Kuhn e Lurdes Eberhardt
Moacir Pianta e Adriane Belleboni
Valdir Chies e Adriane Mocellin

















 





quinta-feira, 14 de maio de 2015

DEVOÇÕES: ANTIGAS, MAS SEMPRE NOVAS!

Aproxima-se mais uma festa em honra aos nossos padroeiros, Nossa Senhora das Graças e São Gotardo, e, como todos os anos, a nossa comunidade se envolve para esta grande celebração de fé. 
Celebração esta que possui sua história e que, por isso, deve ser sempre atualizada. Este ano, celebramos os 140 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha e, por isso, queremos destacar e incluir esta nossa celebração como parte deste acontecimento; pois, como afirma SCARATTI (2006, p.169) "a religião dos italianos estava ligada a velas, fogos, cantos, cerimônias e imagens de santos. Os altares estavam repletos de estátuas. Lá estava a Madonna sob as mais variadas invocações. Na Boa Vista era a Madonna delle Grazie. Cada vilarejo erguia sua capela e tinha seu patrono."
As devoções aos santos, sobretudo a Nossa Senhora, fazem parte da espiritualidade cristã em todo o mundo e sua função está em nos aproximar sempre mais de Jesus e, desta forma, expressam nossa fé por meio da oração pessoal e/ou na participação da vida comunitária. Assim, quando rezamos o Rosário em família ou quando chega em nossa casa a Capelinha, por exemplo, além de reunir a família e rezar pelas vocações em nossa Diocese, estamos manifestando nossa fé em Jesus através de Maria, e não o contrário.
A festa que neste final de semana realizaremos está ligada a um elemento primordial e fundamental do ponto de vista antropológico, isto é, da vida dos homens e mulheres de hoje, que é o fortalecimento do vínculo comunitário. Nem sempre nos flagramos do envolvimento da comunidade (que vai desde o padre que preside a celebração da Missa até as cozinheiras que estão desde cedo preparando o alimento no salão). Quem faz a festa, portanto, não são só os festeiros, mas todos os que de uma forma ou outra participam, formando a grande família de Deus.
Que Maria, a Mãe de Jesus, e São Gotardo intercedam para que todos tenhamos uma boa celebração; esta que é tão antiga (mais de 135 anos) mas que a cada edição torna-se cada vez mais nova!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SCARATTI, Senir Antonio História de Arcoverde. 2ª ed. Porto Alegre: EST Edições. 2006.

TEXTO DE MIGUEL MOSENA - aluno do Curso de Teologia/PUCRS

segunda-feira, 11 de maio de 2015

CAPELA DO CINCO BAIXO FESTEJA A PADROEIRA

As pessoas que se dirigiram ao Cinco da Boa Vista Baixo, no dia 10 de maio, participaram de grandes festividades para homenagear a padroeira da capela Nossa Senhora de Caravaggio. Às 10h e 30min foi celebrada missa festiva sob a presidência do vigário paroquial Vinicius F. Caberlon, com grande afluência de fiéis. No final da missa, foram homenageadas as mães com uma mensagem e distribuição de botões de rosas, após bênção do padre Vinicius. Em seguida, todos se dirigiram ao salão comunitário para participar do almoço. À tarde pudemos acompanhar uma apresentação de dupla mirim e em seguida reunião dançante com extração da rifa. Percebemos uma comunidade vibrante e a organização da festa  agradou a todos  os presentes. Registramos um agradecimento especial aos festeiros que prepararam o evento, junto aos demais trabalhadores e colaboradores.

 FESTEIROS
Itacir Paloschi e Neusa Frozza
Francisco Almeida e Marta Pagliarini
Adelino Belleboni e Terezinha Pagliarini
Vanderlei Zago e Cláudia Benelli
Delvino Benelli e Odila Possebon