quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

QUARESMA, CINZAS E CAMPANHA DA FRATERNIDADE



    
     A imposição das cinzas abre o tempo espiritual da Quaresma, significativo para todo cristão que deseja se preparar para viver de forma mais intensa o Mistério Pascal, por meio da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

   O tempo de quarenta dias no calendário litúrgico, nos reporta a máxima do Evangelho: "Convertei-vos", ação proposta a todos, iniciando com o rito da Quarta-feira de Cinzas: "Convertei-vos e crede no Evangelho". Da mesma forma meditamos outra mensagem: "Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás". Nos faz refletir sobre nossa finita passagem por este mundo.

    A nossa conversão nada mais é do que voltar nosso coração para Deus, valorizando a vida que temos, procurando no entanto, melhorar nossa forma de viver em relação aos que estão mais próximos e aos demais irmãos necessitados, para que o Reino de Deus efetivamente se instale em nosso meio.

   Neste dia também ocorre a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.