sábado, 25 de novembro de 2017

ANO NACIONAL DO LAICATO



        

         O significado da solenidade litúrgica de Cristo Rei ilumina o “Ano Nacional do Laicato” que a Igreja Católica no Brasil realiza de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018. O tema que agrega as diferentes atividades está expresso assim: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. Sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14). Foi definido como objetivo geral do ano laicato: “Como Igreja, Povo de Deus: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.
        A Igreja é feita de batizados que receberam o mesmo Espírito Santo, aderiram a Jesus Cristo que os fez professarem a mesma de fé e assumirem o mesmo projeto do Reino de Deus. O batismo conferiu a todos a mesma dignidade, diante de Deus e das pessoas. Os que tem a mesma dignidade exercem diferentes funções e ministérios na Igreja. Neste sentido, os leigos não substituem o clero e os religiosos, nem o clero e os religiosos substituem os leigos naquilo que lhes compete por vocação e missão.

 
        
            A missão dos leigos na Igreja é insubstituível, pois são discípulos e missionários nos mais diferentes ambientes eclesiais. Participam ativamente na ação pastoral da Igreja, desde a organização das comunidades, na catequese, na liturgia, nas celebrações, nas pastorais, grupos e serviços, entre outros. Levam as pessoas a Cristo e Cristo às pessoas, aprofundando a fé a adesão Ele.
           FONTE:www.revistamissoes.org.br/2017/11/ano-nacional-do-laicato-2  -  Acesso em 25/11/17