quarta-feira, 24 de abril de 2019

A RESSURREIÇÃO: ENCONTRO COM CRISTO



A celebração da Páscoa é uma busca constante do ser humano. Começa no interior de cada pessoa. É no santuário interior que saboreamos a presença amorosa de Jesus. Se dá o ressurgimento de uma vida nova, vida que se refaz e é vida que nos move e dá sentido ao nosso coração.
Na meditação e na oração alimentamos o espírito do Ressuscitado. Saímos fortalecidos na fé e na esperança. Creio que é a partir do coração humano que nos tornamos mais humanos, mais generosos e mais felizes.
Sentimos, então, a necessidade de partilhar e comunicar esta alegria com nossos irmãos e irmãs. Nesta interação com o mundo Social, somos convidados a construirmos relações novas de reciprocidade. A partir do diálogo com o próximo, inseridos ao mundo em que vivemos uma postura de humildade e de serviço, nos complementamos como pessoas humanas e nos amamos mutuamente. Este amor é vivenciado na concretude do nosso dia- dia.
A Páscoa é a possibilidade de ampliar e solidificar os vínculos que nos une. Para isso, precisamos sair de nós mesmos para conviver com os irmãos. Penso que seja um dos grandes desafios da atualidade.
“Viver-com”, ser–para - com os outros. Este encontro relacional com os outros, nossos semelhantes, é o convite que Jesus nos faz no dia a dia de nossas vidas. Viver a partilha, a fraternidade e a solidariedade é o imperativo de todo ser humano, não só do cristão. Traduz a verdadeira Páscoa. Segundo o escritor espanhol Pagola: “O evangelho não traz doutrina, mas o exemplo é de Jesus”.
Penso que, a pergunta que Jesus nos faz seja: Porquê o seguimos?  O que buscamos nesta vida? O que é que alimenta o encontro com nossos irmãos?
O sentido do encontro com Cristo se dá com os outros. Esta é nossa permanente missão. Somos criados à imagem de Deus Pai. Por isso é necessário olhar à todas as pessoas com os olhos do coração e da alma, cultivando os sentimentos da compaixão e de uma Espiritualidade Samaritana.
Expressamos nosso louvor. Nossa alegria e nossa gratidão. Deus é Pai!  Vivamos constantemente a experiência do Ressuscitado em nossa vida e em todos os ambientes. “Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!" (Sl.117).

Pe. Roberto Carlos Favero