Neste
ano, a Campanha da Fraternidade (que inicia com a Quaresma, na Quarta-feira de
Cinzas, dia 26 de fevereiro) nos convida a olhar, de modo mais atento e
detalhado, para a vida. A proposta foi inspirada pelo lema “Viu, sentiu
compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). O trecho, extraído da Parábola do Bom
Samaritano, encoraja, a partir de Jesus Cristo, a servir com espírito de
humanidade, cuidado e amor para com o próximo, sementes de fraternidade.
Uma
das representações de “bom samaritano dos nossos tempos” é a Santa Dulce dos
Pobres, o Anjo Bom da Bahia. Por isso, sua imagem é apresentada em perspectiva
de destaque no cartaz da CF. Na ilustração, as pessoas que a cercam simbolizam
uma população vulnerável, que clama por vida em plenitude. É possível perceber
também a pluralidade que engloba diferentes faixas etárias, etnias e outras
particularidades típicas de uma população multicultural, em um país com dimensões
continentais como o Brasil.
O
cenário escolhido para a composição do desenho foi o bairro do Pelourinho,
localizado na capital do estado da Bahia, Salvador, berço de nascimento de
Santa Dulce, representação de um Brasil de tantos lugares e culturas. As
pessoas estão na rua, área comum de encontro e convívio, mas também onde se vivenciam
dores e angústias.
FONTE:https://www.arquidiocesepoa.org.br/single-post/2020/02/13/Campanha-da-Fraternidade-2020