domingo, 16 de agosto de 2020

ASSUNÇÃO DE MARIA

 
      
    Na festa da Assunção de Maria, a celebração na igreja matriz foi presidida pelo vigário paroquial Lucivan Francieski. Segue síntese de sua bela homilia:

        Observando a imagem de Maria na entrada de nossa igreja, percebemos que ela esmaga a serpente. Ao pisar sobre a cabeça da serpente, significa que esmaga todas as forças do mal, todas as forças contrárias a Cristo. Ao vislumbrar a imagem de Maria recordamos que ela venceu, ela conduz nossas preces a Jesus, é intercessora junto a Deus.

         Mas o que significa o mistério da Assunção de Nossa Senhora? Precisamos voltar no tempo da Criação, quando Deus colocou nossos pais no Jardim do Éden. Esta simbologia nos faz recordar que Deus é o criador de tudo. Ordenou a Adão e Eva uma proibição: não comer fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Pela desobediência e soberba, a morte entrou no mundo, aconteceu a quebra da aliança com Deus.

         Como sempre Deus tomou a iniciativa. Para reatar esta aliança perdida Deus enviou seu próprio Filho. Para isso comunicou a Maria que tinha sido escolhida como a porta do céu, a nova arca da aliança. Seu coração disse sim. 

         De Maria dizemos ser mãe de Deus, virgem, imaculada e assunta ao céu. Enquanto Eva se deixou levar pela grandeza e soberba, Maria se deixou envolver pela humildade e pequenez. Corredentora, viveu como instrumento e serva de Deus.

      Celebramos isto hoje. Maria foi de tal forma humilde que o Pai a exaltou com a glória da Ressurreição. A Assunção de corpo e alma, celebra isto. Está no céu ressuscitada. Neste mundo Maria foi totalmente dedicada a Deus e por isso Ele tomou a iniciativa de glorificar a Mãe e partilhará de sua glória com todos aqueles que foram humildes, pequenos, como crianças... E isto estará reservado no fim dos tempos a todos aqueles que pertencerem a Cristo. 

            Peçamos a humildade de Maria. Peçamos a graça de sermos por inteiro de Deus.