sábado, 13 de março de 2021

REFLEXÃO QUARESMAL

Neste momento religioso e tão importante da Quaresma rumo à Pascoa, coloque-se na presença de Deus. Contemple a cruz. Como cristãos, somos chamados a fazer o retiro espiritual. Uma experiência profunda com Deus.

Procure unir-se a Jesus Cristo em seu sofrimento: a dor com Jesus doloroso; o abatimento com Jesus desolado e lágrimas que Jesus derramou por mim. Nesse instante, peça humildemente a graça da conversão profunda diante de Cristo sofredor. Que o Espírito do Senhor lhe revele a beleza interior, teu potencial humano e faça acontecer a transformação do seu encontro pessoal com Jesus sofredor. Deixe, meu irmão e irmã, aflorar aquilo que alicerça sua vida, o que é consistente em suas ações o que é primordial em sua vida e também o que lhe dá sentido e sabor. A partir desse encontro amoroso reflita: que valores, critérios, opções vão ajudar você a reconstruir uma nova vida? Procure escutar Deus em seu coração como ressonância do que ouviu, viu, sentiu ou inquietou o seu coração.

No evangelho de Lc 22,39 Jesus caminha e vai em direção ao Monte das Oliveiras para conversar com o Pai, para oração pessoal, que vai fortalecê-lo diante de todo sofrimento, inclusive a morte de cruz.

Deixe-se também agora envolver-se na cena da agonia, Aprenda com Jesus a arte de olhar para o Pai e Nele buscar a inspiração para superar possíveis desafios como: os medos, as pestes, as ameaças, as incompreensões, as angústias, as fugas e as tentações. Sinta-se solidário e comprometido a seguir os passos de Jesus no caminho que o leva à cruz.

Empenhe-se com todos os seus sentidos, com toda tua alma e com todo teu Ser, e participe da agonia e morte de Jesus. Disponha-se a beber do Cálice da dor e do sofrimento. Este exercício espiritual nos encherá de Paz e Esperança.

Pe. Roberto Carlos Favero