sábado, 31 de dezembro de 2022

Dom Jaime lamenta a morte de Bento XVI: "Um homem extraordinário"

                                         Papa emérito Bento XVI morreu neste sábado, 31 de dezembro
VINCENZO PINTO / AFP

Em entrevista à Rádio Gaúcha, arcebispo metropolitano de Porto Alegre destacou a simplicidade e a sabedoria do papa emérito.

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, lamentou a morte do papa emérito Bento XVI. Em entrevista, neste sábado (31), à Rádio Gaúcha, o religioso afirmou que a notícia foi recebida "com muita tristeza, mas também com espírito de fé".

O sacerdote destacou ainda que o papa emérito foi um homem que marcou a igreja no século 21, além de ser um dos maiores teólogos da história recente.

— Foi um homem extraordinário, marcado por uma simplicidade muito grande, mas também por uma sabedoria extraordinária — disse.  

Sobre os ritos fúnebres para o papa emérito, Dom Jaime afirmou que não existe um protocolo para esse caso em particular. Contudo, destacou que deverá ser um funeral solene ministrado pelo atual papa, Francisco, dentro do que se prevê para o sepultamento de um bispo da Igreja Católica.

FONTE: https://gauchazh.clicrbs.com.br/



 

FELIZ ANIVERSÁRIO PADRE CARLOS

 

sábado, 24 de dezembro de 2022

PAPAI NOEL DISTRIBUIU BALAS


Como vem ocorrendo tradicionalmente todos os anos, os membros do Conselho de Assuntos Econômicos da matriz, juntamente ao Papai Noel, passaram pelas ruas do distrito, neste sábado, véspera natalina a partir das 13h. O veículo conduziu o Papai Noel que fez distribuição de presentes e doces para crianças e demais pessoas da comunidade.
Agradecemos a todos os que fizeram doação de doces ou de valores para aquisição de balas.





NATAL 2022

 

domingo, 18 de dezembro de 2022

4º DOMINGO DO ADVENTO: TEMPO DE ACOLHER

Deus vem para o meio de nós. Trata-se de um mistério grande. Tão grande, que enche o mundo de espanto. Não espanto de medo, mas espanto de alegria. A alegria verdadeira, aquela que dá sentido à vida.
Quem vem para o meio de nós é o amor. Deus é amor. Ele, na sua infinita bondade, assume nossa frágil condição. Das alturas se inclina e desce ao chão da vida humana. Em tudo semelhante a nós, menos no pecado.
Menos no pecado, porque o Deus da vida não negocia com o mal. Deus é o Bem! Ele nasce, vem de mansinho bater à porta de nosso coração. Chega como um amigo, suavemente pede licença para entrar em nossa vida. Jamais entra onde não lhe é dada permissão. Ele poderia chegar empurrando portas e janelas. Mas não. Ele pede licença, porque o amor respeita a liberdade, é um presente.
O tempo do Advento ensina que ele vem chegando. Infelizmente, inventou-se um Natal do “comprar”, esquecendo que o Natal de verdade não se compra. O Natal de verdade é um presente.
O mundo tem futuro, porque o amor está nascendo. Ele nasce para dizer “não” aos poderosos que impõem fardos pesados nos ombros dos pobres. Nasce para derrotar todos os esquemas que fadigam homens e mulheres; esquemas que incutem falsas ofertas de felicidade. Nasce para dizer que a vida é maior que a morte.
Ele vence não pela sorte nem pelas armas. Quem nasce tem a vitória pelo poderio do amor. Seu olhar compassivo tem o abraço de ternura e o beijo de mãe. Quem nasce traz em suas mãos o céu, o eterno. Que nosso coração esteja pronto para acolhê-lo.
 
Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp
FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/o-domingo/18-de-dezembro
IMAGEM: Igreja matriz de Arcoverde

sábado, 17 de dezembro de 2022

A PRAÇA DA MATRIZ

Ao passarmos e vermos a praça em frente a igreja matriz, percebemos a importância do trabalho voluntário do Conselho de Assuntos Econômicos da comunidade. A praça está maravilhosa, com suas flores, canteiros, árvores ornamentais e o conjunto arquitetônico da matriz, salão paroquial e casa canônica, favorecem um panorama de se apreciar e encantar.
Muito obrigado a todos os membros que dedicam parte de seu tempo em preservar e manter este local agradável e de única beleza!







quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

NOMEAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DO CLERO DA PARÓQUIA

Como todo final de ano, foram divulgadas pela Diocese de Caxias do Sul as transferências e nomeações de sacerdotes. Para as paróquias Nossa Senhora das Graças e Mãe de Deus foram divulgadas estas mudanças:

Agradecemos o trabalho de pastoral do Padre Carlos em nossas comunidades e ensejamos sucesso na nova missão com as bênçãos de Deus e proteção de Maria.
Saudamos desde já o Padre Luís que chega em nossa paróquia e comunidades, rogando as graças de Maria e as bênçãos de Deus neste novo trabalho pastoral.



 

domingo, 11 de dezembro de 2022

3º domingo do Advento nos faz pensar na alegria

 “Alegrem-se o deserto e a terra seca, dance o chão duro, florido como a palma”, IS 35:1

No domingo, dia 11 de dezembro, celebramos o 3º domingo do Advento. Em contagem regressiva para o Natal, os cristãos se preparam para a chegada de Jesus Cristo. Aprofundando nas reflexões durante este período, a liturgia de São Paulo diz “Alegrai-vos”.
A alegria do cristão é perfeitamente compatível com a dor, com a doença, com as contradições e fracassos da vida. As dificuldades existem, e a alegria jamais deve estar sujeita a elas.
O terceiro domingo também é marcado pela terceira vela, com a cor litúrgica rosa. Essa vela lembra a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa, que está se cumprindo em Maria.

Oração do Advento
 
Para Te acolher,
Para preparar nossa terra,
Para crer em Ti,
Nosso grande Senhor,
Não há nada de extraordinário a fazer:
Basta ter um coração límpido e sem disfarce,
Basta ter um olhar doce e sem malícia.
Basta colocar nos lábios o sorriso e a alegria.
Basta abrir as mãos para dar e repartir.
Basta ser atencioso e fiel à Tua Palavra.
Basta amar, sem medir a ternura.
Basta ouvir o Teu apelo e mudar de vida, Senhor!
Pode vir, Senhor.
A terra e seus habitantes,
Por Ti, mudam as cores da vida.
Amém.

FONTE:https://www.paieterno.com.br/2022/12/10 
Imagem / Agência Santo Afonso

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

PADRE ROBERTO CELEBRA JUBILEU SACERDOTAL

 

No próximo dia 18 de dezembro, o pároco das paróquias Nossa Senhora das Graças e Mãe de Deus, estará celebrando os 25 anos de vida sacerdotal. Na programação haverá missa e almoço. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente. Parabenizamos desde já o padre Roberto Carlos Favero e estendemos as felicitações de todos os paroquianos. Que Deus o abençoe e Nossa Senhora o proteja.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; Lançai sobre mim vosso olhar Imaculado e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça alcançar o prêmio da vida plena nos céus. Por intermédio do vosso Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

FONTE: https://educacao.uol.com.br/

domingo, 27 de novembro de 2022

FORMAÇÃO PARA COROINHAS


Ocorreu no sábado dia 26/11 um encontro de formação para Coroinhas das paróquias de Arcoverde e Carlos Barbosa. O local do encontro foi um sítio de propriedade particular. A assessoria foi do padre Miguel Mosena.

O encontro iniciou com envio do padre Roberto e saída em frente a matriz Mãe de Deus às 8h até o local. Após a recepção, iniciaram as atividades com dinâmicas, brincadeiras, celebração, leituras, mensagens, conversa-palestra com padre Miguel, almoço, cantos, orações e para finalizar um lanche.

Agradecemos as coroinhas de nossa paróquia, ao padre Miguel e a catequista Letícia Perazzoli que as acompanhou.

Fotografias enviadas por Letícia Perazzoli

sábado, 26 de novembro de 2022

ALERTA: VIVER BEM O PRESENTE (1° Domingo do Advento)

No final do primeiro século, quando surgiu o Evangelho de Mateus, as comunidades cristãs viviam tempos difíceis, sob o domínio do Império Romano e em meio a conflitos e perseguições. Tais comunidades buscavam forças na espera da vinda de Jesus, para superar esses conflitos e concretizar o sonho de uma sociedade justa, humana e fraterna. Havia, portanto, uma preocupação comunitária com essa realidade de sofrimento.
O apelo de Jesus para vigiar não significa, portanto, incentivo ao fechamento, à preocupação apenas com os próprios interesses. Ao contrário, a esperança cristã nos chama a ir além dos nossos interesses, tornando-nos sensíveis às necessidades dos outros. O seguimento de Jesus não nos leva a ficarmos reclusos no templo, mas nos impulsiona a sair de nossas bolhas de segurança, a nos libertarmos de nossos modos fechados de viver. A construção da arca que nos salvará é ação cotidiana.
O Evangelho nos faz um alerta para vivermos bem o tempo presente. Não está preocupado com quando será o fim. Todo dia é dia para viver a proposta de Jesus, e toda hora é hora da vinda do Deus da vida. Somos lembrados de que estamos vivendo um tempo de graça, tempo forte, carregado de sentido, o qual nos humaniza e nos conduz ao encontro dos outros, sem polarizações. O chamado à vigilância é um alerta de que o Senhor da vida está sempre conosco. Cabe a cada um acolhê-lo não apenas com palavras, mas principalmente com gestos concretos.
 
Pe. Nilo Luza, ss
FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/o-domingo/
IMAGEM: https://anec.org.br/


domingo, 20 de novembro de 2022

VOCAÇÃO: GRAÇA E MISSÃO

"Corações ardentes, pés a caminho" (cf. Lc 24,32-33).

O Ano Vocacional do Brasil, que iniciamos nesta Solenidade de Cristo Rei, quer nos ajudar a fortalecer a cultura vocacional na vida da Igreja, nas nossas comunidades, paróquias, movimentos e pastorais e também na sociedade.
Confira a mensagem do padre Marciano Guerra, que é coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul.
FONTE: https://www.facebook.com/diocesedecaxias/



sexta-feira, 18 de novembro de 2022

PREPARANDO O NATAL

Os subsídios em preparação ao Natal  já estão disponíveis nas paróquias. Este ano o material propõe quatro encontros para o Advento, além da celebração penitencial e bênção de Natal.

FONTE: Diocese de Caxias do Sul

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

 

"À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, consoladora dos aflitos e saúde dos enfermos. Não desprezeis nossas súplicas em nossas necessidades, e livrai-nos sempre de todos os perigos, e das doenças, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com vosso Filho, reconciliai-nos, a vosso Filho recomendai-nos, a vosso Filho apresentai-nos. Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a distribuidora de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém."

FONTE:https://cruzterrasanta.com.br/

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

7º MULTICOM DO REGIONAL SUL 3

A Pastoral da Comunicação do Rio Grande do Sul (Pascom RS) e o Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3, promovem o 7º Mutirão de Comunicação (Muticom) da Igreja Católica no Rio Grande do Sul. O evento será realizado no dia 26 de novembro, sábado, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, na Diocese de Caxias do Sul, com início às 09h.

“Pascom: o agir comunicativo da Igreja” é o tema escolhido para a 7ª edição do Muticom, que terá como assessor o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, para abordar os quatro eixos que fundamentam e dinamizam a organização da Pastoral da Comunicação. Além dele, o bispo diocesano de Montenegro e referencial para a comunicação no Regional Sul 3, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, irá aprofundar a temática da espiritualidade do comunicador católico.

O evento será concluído com a Missa às 17h e terá momentos de oficinas ao longo da tarde. Serão oferecidos três temas, sendo que cada participante poderá participar de dois momentos: Artes gráficas no Canva; Técnicas fotográficas com o celular; e Redes sociais na perspectiva da evangelização.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/Inscricoes7MuticomRS até o dia 19 de novembro, ao valor de R$ 25,00. Neste valor não está incluso o almoço, sendo possível fazer a refeição nos restaurantes e cafés que estão localizados no entorno do Santuário.

FONTE: https://www.facebook.com/diocesedecaxias/


quarta-feira, 2 de novembro de 2022

DIA DE ORAÇÃO NO CEMITÉRIO

Ao visitar cemitérios e sepulturas, é apropriado fazer uma pequena oração. Devemos pedir a Deus que conceda o descanso aos nossos entes queridos.
A oração mais comum em um cemitério é a prece do “Descanso Eterno”:
“Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!
Que a luz perpétua os iluminem!
Descansem em paz. Amém.”
Mas podem ser feitas demais orações pelos falecidos, como a récita de um terço.
A celebração no cemitério de Arcoverde foi presidida pelo vigário paroquial Carlos Augusto Bertotti e contou com grande participação.



A LEMBRANÇA DOS QUE PARTIRAM

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! No ciclo da vida, que para alguns pode durar uma centena de anos ou mais, e para outros pode ter a brevidade de uma flor rara, que não dura mais do que algumas horas, alguns dias, alguns meses ou alguns anos, não importa a brevidade do tempo, ninguém parte deste mundo sem deixar marcas no coração de alguém que ama.

No dia 02 de novembro celebraremos o dia dos finados e todos nós temos alguém para recordar. Neste dia de silêncio e oração, onde reavivamos na memória as lembranças de pessoas que fizeram parte da nossa vida. São familiares, amigos e conhecidos que marcaram a nossa vida e viveram a experiência da morte, mas os recordamos na mente e com afeto no coração.

Quando uma pessoa vive o seu caminho existencial, com todas as provações que fazem parte da vida do ser humano, e nós estamos profundamente ligados a ela, por laços afetivos de parentesco ou por amizade, choramos e lamentamos a sua partida. Porém, nos consolamos ou aceitamos quando entendemos que ela completou o seu peregrinar neste mundo, para viver a vida eterna e receber o abraço da ternura e da misericórdia do Pai, no dia da ressurreição.

A vida e a morte nos provam. Nos provam, e, às vezes, temos o coração ferido porque a vida nos aproxima e a morte nos separa. Perder uma pessoa que amamos, que faz parte da nossa vida, dos nossos sonhos, dos projetos que construímos juntos é uma dor que atinge milhões de pessoas. Num dia de finados, estando num grande cemitério, enquanto aguardava a hora da celebração eucarística, comecei a percorrer o local e fui observando os túmulos e os nomes escritos nas lápides. Alguns construídos de forma sóbria, outros artisticamente trabalhados, outros em estado de abandono, simbolizando como que uma ruptura entre passado e presente, na ligação afetiva familiar. No silêncio e naquele estado de abandono, eles nos falam: já não sou recordado, saí do mundo e do coração dos meus familiares.

Mas também pude perceber no semblante das pessoas que estavam junto à cruz, ascendendo velas, um olhar distante perdido no silêncio, mas naquele silêncio traziam presente o passado, a alegria da vida e a dor da separação pela morte de seus entes queridos. Ao redor de alguns túmulos, estavam agrupadas várias pessoas, em outros não tinha ninguém, mas tinha também aqueles que estavam recebendo a visita de uma única pessoa. Esta, às vezes estava sentada junto ao túmulo. Ali não se via risos, abraços e reencontros, mas percebia-se um reencontro marcado pelo silêncio, cujo olhar ia além do presente, fazia ponte de comunhão com alguém do passado, mas que no amor permanecia presente no coração.

+ Dom José Gislon, OFMCap.

Bispo Diocesano de Caxias do Sul

terça-feira, 1 de novembro de 2022

DIA DE TODOS OS SANTOS


Significado da Solenidade

A memória litúrgica dedica um dia especial a todos aqueles que uniram com Cristo em sua glória. Eles não nos são indicados apenas como arquétipos, mas invocados também como protetores das nossas ações. 
Os Santos são os filhos de Deus que atingiram a meta da salvação e que vivem, na eternidade, aquela condição de bem-aventurança expressa por Jesus no discurso da Montanha, narrado no Evangelho de Mateus (5,1-12). Os Santos são aqueles que também nos acompanham no nosso percurso de imitação de Jesus, que nos leva a ser pedra angular na construção do Reino de Deus.

Origem e história desta festa
Esta festa de esperança, que nos recorda o objetivo da nossa vida, tem raízes antigas: no século IV, começou a celebração dos mártires, comuns para as diferentes Igrejas. Os primeiros sinais desta celebração foram encontrados em Antioquia, no domingo após o dia de Pentecostes, sobre a qual já falava São João Crisóstomo. 
Entre os séculos VIII e IX, esta festa começou a difundir-se também na Europa, e, em Roma, de modo particular, no século IX. Ali, o Papa Gregório III (731-741) quis que esta festa fosse comemorada no dia 1º de novembro, que coincidia com a consagração de uma Capela, na Basílica de São Pedro, dedicada às relíquias "dos santos Apóstolos, dos Santos mártires e confessores e de todos os Justos, que chegaram à perfeição e descansam em paz no mundo inteiro".

FONTE: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/
IMAGEM: https://formacao.cancaonova.com/

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

CRISMA NA PARÓQUIA

No domingo dia 23/10 foi ministrado o sacramento da Crisma aos jovens de nossa paróquia pelo bispo diocesano Dom José Gislon. 
A celebração contou com a presença do pároco Roberto, sendo animada pelos jovens do CLJ da igreja matriz.

Segundo a doutrina da Igreja Católica, a Crisma ou a Confirmação é um sacramento em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção. Trata-se de um rito em que o bispo impõe a mão sobre os crismandos, invocando o Espírito Santo.

Agradecemos a presença de Dom José neste importante momento de fé em nossa paróquia e as catequistas que prepararam nossos jovens.

Fotografia de Eliane Menin Klein no facebook

sábado, 22 de outubro de 2022

COLETA MISSIONÁRIA

Outubro é o mês das Missões e a Campanha Missionária 2022 apresenta o tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde destacamos a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.

Um dos testemunhos missionários é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 03 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.

O mês missionário convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo realiza-se, no neste penúltimo final de semana de outubro, dias 22 e 23 a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal. Confira abaixo a prestação de contas feita pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).

FONTE: https://www.diocesedecaxias.org.br/

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

FAMÍLIAS BERGONSI E VALANDRO REALIZARAM ENCONTROS

Aconteceram neste domingo dia 16/10 dois encontros de famílias em nossa paróquia. Ambos iniciaram com recepção de familiares e parentes de localidades diversas. Às 10h30min foram celebradas santas missas. Ao meio-dia almoço. Após aconteceram outros atrativos como informações genealógicas, brindes, canto, música e dança.

Abençoa Senhor as famílias amém! 
Abençoa Senhor a minha também!

5º ENCONTRO DA FAMÍLIA BERGONSI

Foi realizado na comunidade do Cinco Baixo. A celebração foi na capela Nossa Senhora de Caravaggio sendo presidida pelo vigário paroquial Carlos Augusto Bertotti e animada pelo coro da comunidade. O almoço e demais festejos aconteceram no salão da capela. Estava exposta uma árvore genealógica do ramo familiar homenageado.

Fotografias enviadas por Salete Bergonsi Molon

5º ENCONTRO DA FAMÍLIA VALANDRO

O evento ocorreu na comunidade de Coblens. O padre Osmar Coppi presidiu a celebração na capela São Miguel sendo animada pelo coro dos jovens do CLJ de Arcoverde. No ginásio de esportes do clube local, realizou-se confraternização, almoço, sorteio de brindes, música italiana, dança  e informações genealógicas.

Fotografias de Senir Antonio Scaratti