domingo, 26 de fevereiro de 2023

ZELADORAS RECEBEM MATERIAL DA QUARESMA


Na última quarta-feira de Cinzas, aconteceu reunião com as zeladoras de capelinhas de nossa paróquia. O encontro ocorreu às 18h30 sendo coordenado pelo vigário paroquial Luís Carlos Conci. Na oportunidade foi entregue o material Caminho Pascal para os encontros de famílias no Tempo da Quaresma: livrinho, guirlanda e envelope da CF23. Foram esclarecidas algumas dúvidas e equacionados alguns problemas rotineiros. Salete Dalmás Chies é a nova coordenadora das zeladoras de capelinhas de nossa paróquia e desejamos um bom trabalho nesta pastoral com as bênçãos de Deus. Após a reunião todos participaram da santa missa de Cinzas na matriz e receberam a bênção de envio.








 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A CF2023

 

O Papa Francisco enviou sua mensagem ao Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade 2023. Seu desejo expresso no texto é que a reflexão sobre o tema da fome, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aos católicos brasileiros no Tempo da Quaresma, seja “uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome“.

A intenção é que essa reflexão gere em todos, diz o Papa, “a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais”.

Na mensagem, o Papa recorda o convite que Deus faz a trilhar um “caminho de verdadeira e sincera conversão” e que a proposta da Campanha da Fraternidade tem o intuito de animar o povo fiel “nesse itinerário ao encontro do Senhor”, com a a proposta de voltar o olhar para os mais necessitados, “afetados pelo flagelo da fome”.

“Ainda hoje, ‘milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. Isto constitui um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável”, disse o Papa, recordando um discurso aos Movimentos Populares, em 2014.

“A indicação dada por Jesus aos seus apóstolos “Dai-lhes vos mesmos de comer” (Mt 14, 16) é dirigida hoje a todos nós, seus discípulos, para que partilhemos – do muito ou do pouco que temos – com os nossos irmãos que nem sequer têm com que saciar a própria fome. Sabemos que indo ao encontro das necessidades daqueles que passam fome, estaremos saciando o próprio Senhor Jesus, que se identifica com os mais pobres e famintos”, afirma o Papa.

FONTE: https://campanhas.cnbb.org.br/


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

CINZAS - AÇÕES QUE AGRADAM A DEUS E AO PRÓXIMO


O Evangelho deste início de Quaresma nos apresenta a nova proposta de Jesus a respeito das “boas obras” ou “obras de piedade”: esmola, oração e jejum.

A esmola vem em primeiro lugar. Portanto, o primeiro compromisso do cristão é com o próximo. Esmola não é apenas dar algumas moedinhas aos que perambulam nas ruas de nossas cidades, para aliviar nossa consciência. Em grego, a palavra “esmola” tem a mesma origem de “misericórdia” e “compaixão”. Nesse sentido, quando vemos um pobre sofrendo, deveríamos sentir a mesma dor que ele está sentindo e “colocar as mãos no bolso” para socorrer suas necessidades.

A oração estabelece nossa relação com Deus. Jesus nos pede uma oração despojada de pretensões e de muito palavrório, sem alarde nem hipocrisia. Uma oração que corresponda à nossa vivência cotidiana e passe pela esmola, nosso compromisso com o próximo.

O jejum nos confronta diretamente, convidando-nos a renunciar a algo que consideramos importante, a abrir a mente para novos horizontes, nos quais descobrimos pessoas despojadas de tudo, em jejum permanente. O jejum é um exercício de educação dos próprios instintos e paixões que também passa pela esmola: jejuo para proporcionar algo ao que sobrevive com quase nada.

Jesus dá novo sentido a essas antigas práticas. O Mestre propõe que não sejam fingidas, mas autênticas, como nos lembra o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Pe. Nilo Luza, ssp

FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/o-domingo/22-de-fevereiro-quarta-feira-de-cinzas

IMAGEM: https://www.vaticannews.va

domingo, 19 de fevereiro de 2023

ENCONTROS FORMATIVOS DA JORNADA CATEQUÉTICA 2023

As paróquias Nossa Senhora Mãe de Deus e Nossa Senhora das Graças, de Arcoverde, ambas em Carlos Barbosa, promovem, entre os dias 1º e 03 de março, a Jornada Catequética 2023. As atividades têm o objetivo de incentivar a aprimorar as comunidades eclesiais da importância da catequese, no caminho da Iniciação à Vida Cristã, agregando as famílias.

O primeiro encontro será na quarta-feira, 1º de março, das 19h30min às 21h, com o tema: "Jesus, revelação do Pai", e a assessoria do pároco local, padre Roberto Carlos Fávero. As atividades serão no Centro de Pastoral da Paróquia Mãe de Deus e o pedido é que os participantes tenham consigo a Bíblia.

Programação do Jornada Catequética 2023

 1º de março

Jesus, revelação do Pai

Assessor: Pe. Roberto Carlos Fávero

 02 de março

Catequese como experiência de Deus

Assessor: Irmã Suzimara Barbosa, sjbp

 03 de março

Campanha da Fraternidade e Sinodalidade Eclesial

Assessor: Frei Carlos Rockenbach, OFMCap.

FONTE:https://www.diocesedecaxias.org.br/ 

Fotografia  da igreja Mãe de Deus de  Eduardo Fernando Becker

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

FESTAS NA LINHA TRÍPOLI E CINCO DA BOA VISTA

Linha Trípoli


No domingo dia 05/02, a comunidade da Linha Trípoli festejou sua padroeira com grande festa. A celebração festiva iniciou às 10h30 sendo presidida pelo padre Osmar Coppi e animada pelo coral da capela. Seguiu com almoço, extração do rifão, reunião dançante e extração da rifa.

ORAÇÃO

Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete no lugar solitário de uma gruta para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma. 

N. Srª. de Lourdes, rogai por nós.



Cinco da Boa Vista


No domingo dia 12/02, a comunidade do Cinco da Boa Vista promoveu festa em honra a São Valentim. A missa foi precedida por uma procissão. Às 10h30 inicio a celebração festiva com o vigário paroquial Luís Carlos Conci animada pelo coral da comunidade. A seguir foi servido almoço no salão comunitário. Depois a festa teve animação de duas bandas.

ORAÇÃO

São Valentim, pedimos especialmente que restituais a saúde a quem necessita, fortalecei a fé e a confiança. Dai-lhe coragem, ânimo e alegria nesta vida, para que possa render-vos graças, e adorar a Cristo, o divino médico do corpo e da alma. 

São Valentim, rogai por nós.

Fotografia enviada por Claci Ferrari Lussani

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

FESTA NA CAPELA DE ARROIO CANOAS

Ocorreu neste domingo dia 05/02 festa em honra à padroeira Nossa Senhora dos Navegantes na comunidade de Arroio Canoas. A missa festiva foi presidida pelo pároco padre Roberto Carlos Favero.

No final da celebração foi dada a bênção da garganta com invocação a São Brás. A seguir foi servido almoço tradicional no Clube Gaúcho com sorteio posterior do rifão.

Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós. Com vossa proteção e a bênção de vosso Filho Jesus, a embarcação da minha vida, há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai a Deus por nós.

Fotografias enviadas por Marlene Chesini Caselani



domingo, 5 de fevereiro de 2023

DAR A TUDO DISTINÇÃO E SABOR


O testemunho do discípulo é o sal oculto que a tudo dá sabor. É a luz manifesta que permite a tudo se tornar visível e ser percebido de forma distinta. Ele é chamado a dar novo "sabor" ao mundo e a preservá-lo da corrupção, com a sabedoria de Deus.

O sal tem a propriedade do sabor e da conservação. É símbolo de sabedoria e amizade. Os discípulos são sal da terra quando quando atingidos pelo vigor das bem-aventuranças. Elas concedem saber e sabor, preservam da corrupção, além de propiciar sabedoria e capacidade para construir relações novas. 

O ser sal da terra aponta para a existência pessoal do discípulo e de todo o ser humano. O ser filho e se saber filho do Filho concede sabor à vida.

A luz dá origem à criação. Jesus é compreendido como luz que ilumina todo ser humano. Nele o ser humano ganha luz, participa da luz e, por isso, se torna luz. Iluminado por Jesus Cristo ele vem à luz da própria realidade.

A identidade originária do ser humano não pode ser escondida. Enxertado em Cristo, ele se torna lâmpada, iluminando a si mesmo e a tudo que o rodeia. Sendo luz, tudo adquire distinção. Sendo sal, tudo adquire sabor.

Dom Jaime Spengler
Arcebispo metropolitano de Porto Alegre-RS
FONTE: Folheto Dominical O dia do Senhor - 5º Domingo do tempo comum 05/02/2023

Neste domingo dia 05/02, a celebração foi presidida pelo padre Osmar Coppi. Também foram bentas as velas e dada a bênção individual da garganta, lembrando São Brás.






quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

PAPA: FEVEREIRO PELAS PARÓQUIAS

O Pontífice convida a toda a Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa a rezar. Às vezes, penso que deveríamos colocar uma placa na porta das paróquias dizendo "Entrada livre". As paróquias devem ser comunidades próximas, sem burocracia, centradas nas pessoas e onde se encontre o dom dos sacramentos. Elas devem voltar a ser escolas de serviço e generosidade, com suas portas sempre abertas aos excluídos. E aos incluídos. A todos. As paróquias não são um clube para poucos, algo que dá uma certa pertença social. Por favor, sejamos ousados. Vamos todos repensar o estilo de nossas comunidades paroquiais. Rezemos para que as paróquias, pondo no centro a comunhão, a comunhão das pessoas, a comunhão eclesial, sejam cada vez mais comunidades de fé, de fraternidade e de acolhimento aos mais necessitados.



FONTE: https://www.youtube.com/c/VaticanNewsPT