segunda-feira, 9 de outubro de 2023

QUEM FOI SÃO JOÃO CALÁBRIA?

 Celebração do Jubileu de São João Calábria no Santuário de Caravaggio ocorreu no domingo, dia 08 de outubro.

Ao contemplarmos a vida desse ilustre santo, podemos evidenciar três aspectos importantes que delineiam sua trajetória. O primeiro aspecto é sua humanidade. João Calábria nasceu em Verona no dia 8 de outubro de 1873, o sétimo e último filho de Luiz Calábria, um sapateiro, e Ângela Foschio, empregada doméstica e mulher de grande fé. Desde seu nascimento, a pobreza acompanhou sua família. Com a morte do pai, João Calábria, aos seus jovens anos, teve que interromper seus estudos na quarta série primária e trabalhar como garçom para contribuir com o sustento da família. Entretanto, esse menino carregava dentro de si um grande desejo: tornar-se sacerdote.

A fé de sua mãe e a ajuda de benfeitores contribuíram para realizar sua vocação, e assim o jovem, órfão de pai, cresceu tornando-se padre, tornando-se uma figura paterna para tantos meninos órfãos de sua cidade. João Calábria foi moldado pela fé prática e pela pobreza. Foi nessa escola que ele aprendeu a ser um sacerdote cheio de fé em Deus Pai e com grande compaixão pelos pobres, doentes e abandonados. O segundo aspecto de sua vida é a profecia. João Calábria foi um profeta do evangelho e da paternidade de Deus, convidando a igreja de seu tempo a retornar às raízes do Evangelho, voltar a Jesus Cristo e ao estilo de vida dos primeiros cristãos e das primeiras comunidades. Seu grito profético clamava por um mundo mais cuidadoso, paternal e providente, um mundo onde Deus Pai cuida com ternura maternal e providência de cada um de nós. Ele apontava para a necessidade de renovar a igreja e a vida cristã para sermos sinais do amor de Deus no mundo e transformar a história. 

O terceiro aspecto de sua vida é a santidade. Padre João Calábria é conhecido como o "santo da Divina Providência", confiante e filialmente abandonado nas mãos de Deus Pai. Ele é também o santo da caridade, que abraça a vida machucada e ferida que encontramos ao longo de nosso caminho. Uma caridade repleta de compaixão e amor. Seu lema era "Santo ou morto", refletindo o desejo de uma vida santa como o fôlego de sua existência, vivendo a santidade como uma vivência radical do próprio batismo e da vida cristã, uma santidade que nos conduz à verdadeira plenitude de vida.

FONTE:https://www.diocesedecaxias.org.br/noticias/jubileu-de-150-anos-do-nascimento-de-sao-joao-calabria-