quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O PAPA: QUEBRAR O ESPELHO DA VAIDADE E ENCONTRAR DEUS NA HUMILDADE

IMAGEM: presépio na igreja matriz de Arcoverde

Pedir a Deus a graça da humildade

Francisco convidou todos os homens e mulheres a irem à gruta de Belém para adorar o Filho de Deus feito homem. "Cada um de nós se aproxime do presépio montado em sua casa, na Igreja ou onde quer que esteja, e faça uma adoração interior: "Eu acredito que você é Deus, que este menino é Deus. Por favor, me dê a graça da humildade para poder compreender".

Segundo o Pontífice, quando nos aproximarmos do presépio para rezar devemos colocar os pobres e pedir a graça da humildade: "Senhor, que eu não me orgulhe, que eu não seja autossuficiente, que eu não acredite que eu sou o centro do universo. Faça-me humilde. Dê-me a graça da humildade. Sem humildade nunca encontraremos Deus: encontraremos a nós mesmos. Porque a pessoa que não tem humildade não tem horizontes diante de si, tem apenas um espelho: olha para si mesma. "

 Quebrar o espelho da vaidade, da soberbia

Depois, o Papa recordou "todos aqueles que não têm uma inquietação religiosa, que não se colocam o problema de Deus, ou até lutam contra a religião, todos aqueles que são inadequadamente denominados ateus" e repetiu-lhes a mensagem do Concílio Vaticano II: «A Igreja defende que o reconhecimento de Deus de modo algum se opõe à dignidade do homem, uma vez que esta dignidade se funda e se realiza no próprio Deus [...] a Igreja sabe perfeitamente que a sua mensagem está de acordo com os desejos mais profundos do coração humano».

Por fim, o Francisco desejou a todos "um Feliz Natal, um Feliz e Santo Natal", e exortou a tomar consciência de que Deus vem para cada um de nós.

A consciência de que para buscar Deus, para encontrar Deus, para aceitar Deus, é preciso humildade: olhar com humildade a graça de quebrar o espelho da vaidade, da soberbia, de olhar para nós mesmos. Olhar para Jesus, olhar para o horizonte, olhar para Deus que vem até nós e toca o coração com aquela inquietação que nos leva à esperança. Feliz e santo Natal!

Mariangela Jaguraba - Vatican News

FONTE: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-12/papa-francisco-audiencia-geral-natal-humildade.html - Acesso em 23/12/21