domingo, 7 de agosto de 2022

VOCAÇÃO SACERDOTAL


Neste domingo 7/08, a Igreja dedica dentro do mês vocacional, o dia dos ministros ordenados: bispos, padres e diáconos. Nossas felicitações aos sacerdotes Roberto e Carlos de nossa paróquia, pelo seu dia. Da mesma forma agradecemos seu trabalho pastoral nas nove comunidades da paróquia Nossa Senhora das Graças. A celebração na matriz foi presidida pelo pároco Roberto. Após homenagens recebeu um mimo ofertado por membros do Conselho de Assuntos Econômicos.

Fotografia de Marcos Mocellin
VOCAÇÃO E VIGILÂNCIA

Aos discípulos de Jesus é pedido correr com perseverança no caminho inaugurado com o batismo, com os olhos sempre fixos nos Senhor. (Hb 12,1-2) Nesta corrida há caminhos específicos: cada um é convidado a ouvir o próprio coração, realizar um itinerário de discernimento e abraçar uma forma de vida, uma vocação.

Em todas as situações é necessário vigilância e atenção. É preciso que nos libertemos do medo, pois o Senhor é nosso auxílio e proteção, e nele nós esperamos. Em sua palavra colocamos nossa segurança e confiança: "Não tenhais medo pequeno rebanho." (Lc 12,32)

A vigilância exigida pelo Senhor aponta para o cuidado com as próprias coisas, para a necessária solidariedade, para a simplicidade, para a atenção na conservação do foco, ou seja, para aquilo que é, ou deveria ser, o coração, o tesouro do discípulo. Poder-se-ia também dizer que se trata de "prontidão"! Prontidão que requer "lâmpadas acesas", clarividência, clareza, objetividade.

Dom Jaime Splengler

FONTE: Trechos selecionados do folheto dominical: O Dia do Senhor
Arquidiocese de Porto Alegre - 07/08/2022