sábado, 15 de julho de 2023

LOMBARDIA E CAPELA DE PEDRA SÃO JOÃO DA CRUZ

Neste sábado o distrito do Cinco da Boa Vista vivenciou momentos de história, fé e cultura num evento realizado na comunidade. O encontro organizado pelo Recanto Bergamasco, COMITES, apoio de empresas, entidades, PROARTE, municipalidade e comunidade local, reuniu principalmente descendentes de lombardos, que no ano de 1876 colonizaram a localidade e áreas de municípios próximos.
Com a presença do cônsul da Itália no RS, Valério Caruso, prefeitos de Carlos Barbosa, Garibaldi, Boa Vista do Sul, Barão e Coronel Pilar, bispos José e Alessandro da diocese de Caxias do Sul, os padres das paróquias de Arcoverde e Carlos Barbosa Roberto e Luís, demais autoridades, o cerimonial iniciou no interior da capela de pedra inaugurada em 1912. Foram entoados cantos em bergamasco e Talian por corais e alunos da Escola Salvador Bordini. 
Foi lido o histórico da construção da capela e sua restauração em dialeto bergamasco por Claci Ferrari Lussani e traduzido por Eliani Ines Lanzarini. Seguiram pronunciamentos de diversas autoridades, incluindo o cônsul Valerio Caruso.
Em sequência foram homenageados os escritores barbosenses, reconhecendo seu trabalho de resgate histórico da cultura italiana no município e comunidades, destacando o processo de colonização lombarda. Escritores e obras:
Elaine Maccali Girotto (Talian Bergamasc Per Mia Smentegas)
Representante da Editora EST (Construtores de História. Famílias italianas no Brasil)
Senir Antonio Scaratti (Arcoverde e a Linha Boa Vista)
Ana Maria Guerra Martim Bianco e Beatriz Martim Bianco ( Carlos Barbosa: Fisionomias)

Na parte externa da capela São João da Cruz pertencente a paróquia de Arcoverde, foi benta e descerrada uma placa com dados históricos da capela e imigração lombarda na comunidade. 
Seguindo a programação, foi inaugurado o projeto de instalação de placas de denominação de ruas do distrito, utilizando nomenclatura da região da Lombardia e comunas de onde partiram colonizadores que emigram para a região da Linha Boa Vista e localidades adjacentes.
No salão comunitário muito bem ornamentado, havia uma mostra de materiais e projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola Cardeal Arcoverde relacionados ao Talian e colonização lombarda. 
Ao meio dia foi servido saboroso almoço, ao som de corais que entoaram canções italianas. Nossos agradecimentos a todos pela organização, participação e de modo especial ao senhor Valdecir Ferrari, Associação Recanto Bergamasco, a comunidade do Cinco da Boa Vista, e  Exmo. Sr. Valerio Caruso, cônsul da Itália no RS pela presença.
Fotografias de Cassius André Fanti, Valdecir Ferrari e Senir Antonio Scaratti