domingo, 2 de julho de 2023

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

A celebração de hoje é antiquíssima. No século IV já se celebravam três missas, uma em São Pedro, no Vaticano, outra em São Paulo fora dos muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião.

Pedro é testemunha dos grandes acontecimentos que anunciam e iluminam a Paixão de Jesus, proclama com vigor a messianidade de Jesus, mas recusa a Paixão. Nega o mestre e o abandona, mas está mesmo assim entre as primeiras testemunhas da ressurreição. No Novo Testamento, a figura de Pedro é apresentada como sendo uma figura de unidade, para além das tensões e compromissos.

Paulo, de perseguidor foi feito discípulo após uma experiência de encontro com Jesus Cristo. O poder do Espírito de Jesus comoveu o coração de Paulo e o converteu, fazendo-o missionário do Evangelho. Como discípulo e apóstolo, ele parte em missão fundando pequenas comunidades por onde passava.

Celebrando a memória destas "colunas da Igreja", peçamos ao Senhor a graça de seguir em tudo os ensinamentos destes Apóstolos que nos deram as primícias da fé.

FONTE: Folheto Litúrgico O Dia do Senhor de 02/07/23
Trechos seletos do texto p. 4 de Dom Jaime Spengler
IMAGEM:https://soutodoteumaria.com.br/