sábado, 16 de dezembro de 2023

3º DOMINGO DO ADVENTO: O CLARÃO DA AURORA



(...) Para nós, aurora é a certeza de que nenhuma escuridão é para sempre. É feito olhar de mulher grávida, que, em plena madrugada, contempla o porvir, o espanto do momento de dar à luz.
O Evangelho de hoje aponta para a luz. A luz verdadeira que ilumina a todos: Jesus. João Batista é a testemunha dessa luz. Ele não é a luz, mas vem à frente como mensageiro, preparando os caminhos do Senhor. João é a voz que clama no deserto e antecede a Palavra criadora. Palavra fértil, que desde o princípio faz bem todas as coisas.
Pela fé, já avistamos o clarão. Aproximamo-nos daquele que é tudo em nós. Daquele que, por amor, compartilha nossa humana condição de frágeis criaturas. Ele ilumina nossas noites escuras e dissipa toda treva. A luz verdadeira desce das alturas. Deus se inclina e desce ao chão da vida humana.
Esse é um mistério grande, profundo. Tão grande, que enche o mundo de espanto. Não espanto de medo, mas de alegria. Aquela alegria que faz nossos olhos se encherem de brilho.
Deus é luz. Ele está vindo, para traçar entre o céu e a terra o clarão luminoso do amor. Vem de mansinho bater à porta do nosso coração.
A exemplo de João Batista, nossa missão é testemunhar a luz em um mundo permeado de trevas. Quem se deixa iluminar por Jesus acolhe, desde já, o céu, o eterno.
Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/o-domingo/17-de-dezembro-3o-domingo-do-advento/
Imagem1 :https://www.vaticannews.va/ 
Imagem 2 https://br.pinterest.com/