domingo, 27 de novembro de 2016

INICIA O ADVENTO

FIQUEM VIGIANDO
     Iniciamos o Advento com as palavras de Jesus: “Fiquem vigiando”. É que não sabemos quando o “dono da casa”, o próprio Jesus ressuscitado, vai voltar.
     Enquanto ele não volta, confia-nos a tarefa de cuidar da sua casa. Cuidar da sua casa é cuidar de todo o mundo criado, vivendo novas relações de fraternidade, atentos aos desafios e problemas do nosso tempo, para enfrentá-los como parte integrante de nossa missão.
   “Dormir”, por outro lado, significa “perder o bonde da história”, ficar sem fazer nada, traindo a confiança de Jesus, que nos confia seu projeto, sua casa. Dormir é estar num mundo injusto e violento e não ser testemunhas de perdão e de paz, iludindo-se no conformismo de quem simplesmente espera Jesus voltar.
    Se é verdade que Jesus virá um dia em nossa vida para o encontro definitivo, quando nossa existência será plenificada, é também verdade que Jesus está retornando a cada instante, por meio de cada ação que realizamos em favor da vida.
    Vigiemos, portanto, porque não sabemos quando será a vinda definitiva de Jesus em nossa vida. Vigiemos, sobretudo, para que Jesus continue retornando à história dos nossos dias, libertando e resgatando dignidades perdidas com nossa humilde colaboração.
    Na vida surgem ocasiões privilegiadas, em que nossas opções determinam toda uma história, nossa ou de outros. Mas, no dia a dia, é sempre tempo para fazer o bem, para acolher Jesus que vem a nós. Pois não somos chamados a estar vigilantes porque Deus seja severo e sejamos destinados ao castigo. Somos chamados a vigiar porque Deus é infinitamente bom e conta conosco para espalhar sua bondade com atitudes concretas. Atentos ao mundo em que vivemos, realizando nossa missão, vamos fazendo de cada momento um tempo propício, uma ocasião para que o projeto de Deus seja levado adiante. Vamos assim nos preparando para o encontro definitivo, quando Deus, com sua graça, será tudo em nós.
Pe. Paulo Bazaglia, ssp
FONTE: https://www.paulus.com.br/portal/o-domingo