quarta-feira, 2 de novembro de 2016

TODOS OS SANTOS E FINADOS



O sentido das celebrações do dia 1º e 2 de novembro.
Estes dois dias ensinam-nos o que é essencial e mais belo. Não caminhamos só para a escuridão do túmulo, mas para a luz plena de Deus.
Vamos a caminho da plenitude, da santidade, da semelhança com Deus, estas duas celebrações lembram-nos a dimensão da eternidade que a nossa vida terrena tem. A vida é breve e mede-se pelo saldo de solidariedade que levamos para a eternidade.
É necessário cultivar a dimensão final “ao longo do tempo terreno” porque é nesse momento que se colhe o que foi semeando. As liturgias dos dois primeiros dias de novembro ajudam a cultivar a memória, a vida interior e a ter consciência das raízes e, por outro lado, lembram o essencial da fé cristã.
A Solenidade de Todos os Santos, que se celebra dia 1º de novembro, lembra os eleitos que se encontram na glória de Deus, tenham ou não sido canonizados oficialmente; na Comemoração dos Fiéis Defuntos, que a liturgia católica assinala no dia 2 de novembro, recordam-se os cristãos que já faleceram “marcados com o sinal da fé”.
D. Manuel Pelino/Bispo de Santarém
Texto adaptado
                                                  FONTE: http://www.agencia.ecclesia.pt/ Agência Ecclesia 01/11/16

              A celebração de Finados aconteceu na igreja matriz, devido ao mau tempo e após, os familiares visitaram os túmulos dos falecidos em nosso cemitério.