quinta-feira, 30 de junho de 2022
sábado, 25 de junho de 2022
CARTA DE DOM JOSÉ GISLON ÀS FAMÍLIAS
À sua família, com amor.
Queridos irmãos e irmãs da nossa Diocese de Caxias do Sul!
Nas minhas orações diárias, levo diante do Senhor você, sua amada e abençoada família, com seus desafios, provações, alegrias, sonhos, fé e esperança. Com espírito de paternidade e proximidade, escrevo-lhes esta pequena carta, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, que está sendo realizado pela Igreja Católica em Roma, de 22 a 26 deste mês, e tem como tema: O Amor na família: vocação e caminho de santidade.
Por iniciativa do nosso amado Papa Francisco, as celebrações deste X Encontro Mundial das Famílias estão sendo realizadas também nas Dioceses e Paróquias de todo o mundo. Tendo presente que “com o testemunho e também com a palavra, as famílias falam de Jesus aos outros, transmitem a fé, despertam o desejo de Deus e mostram a beleza do Evangelho e do estilo de vida que nos propõe” (Papa Francisco, Amoris Laetitia, n.184). A família, dom de Deus para a humanidade, vive em todas as realidades, sociais e culturais do mundo. Portanto, como sociedade e comunidade de fé, devemos sempre cuidar e valorizar a família, como “espaço sagrado”, lugar e berço de amor, espaço de santidade, escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana é acolhida, amada e valorizada.
No meu ministério, ao longo dos meus anos de serviço à Igreja, pela graça de Deus, tive a oportunidade de visitar muitas famílias em realidade sociais distintas, e ver de perto os efeitos do “amor na família”, mas também vi as feridas na vida das pessoas, causadas pela falta de “amor nas famílias”. Com paterna estima por esse querido povo de Deus, convido os pais a cultivarem e fortalecerem entre si, e com os filhos, os laços de “amor”, para o bem de todos na família. É bonito ver um pai com seu filho nos braços, dialogando, ensinando, expressando amor, sendo presença protetora de Deus. É bonito e faz bem à comunidade a presença dos pais com seus filhos nas celebrações. E a vida de fé, iniciada na família, cultivada e celebrada na família e em comunidade, faz a diferença na vida do cristão.
Queridos irmãos! Com caridade paterna lhes peço: não tenham medo de expressar, uns aos outros, aquele amor divino e humano que se faz doação, na escola do aprendizado cotidiano, na realidade dos pais e dos filhos, mas sem esquecer os avós, que trazem no coração uma história de vida construída através dos pequenos passos de cada dia, com trabalho, fé e esperança. O amor na família ajuda a fazer do lar um espaço sagrado, de acolhida e proteção da vida, de discernimento da vocação e caminho de santificação. Deixem, queridos irmãos, que o amor materno e paterno de Deus se faça presente nas vossas famílias, para que todos possam se sentir, amados, valorizados e acolhidos, com suas capacidades e fragilidades, como filhos e filhas amados do Pai.
Que Deus, Pai de bondade e misericórdia, os abençoe e abençoe as suas famílias, por intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, nossa Mãe, rainha e padroeira de nossa Diocese.
+ Dom José Gislon, OFMCap.
Bispo Diocesano de Caxias do Sul
sexta-feira, 17 de junho de 2022
FESTA DE CORPUS CHRISTI
Na Eucaristia, Cristo torna-se pão para nossa
vida e vinho para fortalecer o amor e a alegria. Comendo o pão e bebendo o
vinho eucarísticos, habilitamo-nos a participar da comunhão com todos aqueles
que se aproximam desse dom. A festa do Corpo de Cristo é a celebração e a
santificação de todos os corpos, templos do Espírito Santo. Ao se encarnar,
Deus assume um corpo humano e se solidariza com todos os corpos fragilizados,
para que tenham vida digna.
TEXTO: https://www.paulus.com.br/portal/o-domingo/
IMAGEM: www.arquidiocesedegoiania.org.br/liturgia
No dia da Festividade de Corpus Christi, a
paróquia Nossa Senhora das Graças de Arcoverde reviveu a celebração após a
pandemia. Com a participação das comunidades-igreja da paróquia, pastorais e
entidades, foi possível confeccionar novamente os tapetes.
A participação dos paroquianos foi grandiosa. Estendemos a gratidão a todos os grupos, a Proarte, subprefeitura de Arcoverde, vigário Carlos, Conselho de Assuntos Econômicos, equipe de liturgia e cantos, ministros da eucaristia e a todos os que colaboraram e participaram deste evento paroquial.
Grande número de fiéis participaram da
celebração de Corpus Christi, na igreja matriz Nossa Senhora das Graças. Em
sequência à comunhão, iniciou a adoração ao Santíssimo. Em seguida o povo
acompanhou o vigário Carlos Augusto Bertotti que conduziu o ostensório
iniciando a grandiosa procissão, realizada em silêncio com observância dos
tapetes e sua arte com desenhos de inspiração religiosa.
Algumas imagens retiradas do facebook e seu crédito. O trabalho envolveu muitos grupos, que se dedicaram desde cedo na confecção de seus tapetes.
segunda-feira, 13 de junho de 2022
ÍCONES DA JTCHÊJ
Durante duas semanas a Cruz e o Ícone de Maria, símbolos da Jornada da Juventude de nossa diocese estiveram em nossa matriz. No último sábado, na missa das 18h na matriz, estiveram presentes representantes da paróquia São Marcos da localidade de Marcorama, que após a celebração conduziram os ícones para sua comunidade paroquial. Os ícones percorrerão as comunidades da região Pastoral de Garibaldi, durante este período preparatório para a JTchêJ, agendada para o dia 27 de agosto de 2022.
terça-feira, 7 de junho de 2022
O DOM DO ESPÍRITO SANTO
Ao se colocar no meio
dos discípulos, Jesus se revela como o centro da Igreja e de toda comunidade
cristã. A Igreja tem a missão de comunicar a presença do Senhor na vida de todo
cristão. As palavras do Mestre de Nazaré são conforto para os tristes, ânimo para
os desanimados e alegria para os pobres. Segui-lo significa abandonar o medo e
assumir com alegria a missão por ele confiada.
No meio de um mundo conturbado, violento e arrogante, os
discípulos de Jesus têm a missão de viver e proclamar a paz. Conforme diz o
profeta Isaías, como são belos os pés de quem anuncia a paz. Mais do que nunca,
precisamos de pessoas que promovam a paz, a alegria e o otimismo. O cristão é,
por natureza, pessoa que transmite esperança em meio aos desafios do mundo
atual.
A festa de Pentecostes lembra, de modo especial, o dom do
Espírito Santo, sopro renovador. O Espírito impulsionou a missão de Jesus e é o
fundamento indispensável da comunidade dos seus discípulos missionários. É
força criadora e renovadora de todas as coisas. Sempre vivo em nosso íntimo, é
a comunicação que o próprio Deus estabelece conosco. Sem ele, a Igreja e cada
seguidor do Mestre não teriam o vigor que os impele à busca de novos
horizontes.
Pe. Nilo Luza, ssp
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/o-domingo/5-de-junho-solenidade-de-pentecostes
quinta-feira, 2 de junho de 2022
COLETA DE PENTECOSTES
A Igreja do Rio Grande do Sul assumiu, há 28 anos, o projeto da Missão Ad Gentes na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. Desde 1994, foram quase 70 missionários e missionárias enviados pelo projeto Igrejas Solidárias e outros milhares que garantiram através de sua oração e de sua partilha, a cada ano, que a missão continuasse existindo.
A Coleta de Pentecostes deste ano se aproxima, em 04 e 05 de junho, e com ela a nossa oportunidade de contribuir para a missão em Moçambique. Neste fim de semana todas as paróquias e comunidades do Rio Grande do Sul realizam a coleta que mantém esta e outras ações missionárias.
A coleta, repassada integralmente pelas arqui/dioceses ao Conselho Missionário Regional, tem por finalidade manter e fortalecer o Projeto Igrejas Solidárias – Missão Moçambique, com o envio e sustento dos missionários/as. Também apoia a articulação do Conselho Missionário Regional no Estado, que promove formações, encontros missionários e colabora com as Pontifícias Obras Missionárias e com projetos missionários na Amazônia.
FONTE:https://www.diocesedecaxias.org.br/