sábado, 25 de junho de 2022

CARTA DE DOM JOSÉ GISLON ÀS FAMÍLIAS

À sua família, com amor.

Queridos irmãos e irmãs da nossa Diocese de Caxias do Sul!

Nas minhas orações diárias, levo diante do Senhor você, sua amada e abençoada família, com seus desafios, provações, alegrias, sonhos, fé e esperança. Com espírito de paternidade e proximidade, escrevo-lhes esta pequena carta, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, que está sendo realizado pela Igreja Católica em Roma, de 22 a 26 deste mês, e tem como tema: O Amor na família: vocação e caminho de santidade.

Por iniciativa do nosso amado Papa Francisco, as celebrações deste X Encontro Mundial das Famílias estão sendo realizadas também nas Dioceses e Paróquias de todo o mundo. Tendo presente que “com o testemunho e também com a palavra, as famílias falam de Jesus aos outros, transmitem a fé, despertam o desejo de Deus e mostram a beleza do Evangelho e do estilo de vida que nos propõe” (Papa Francisco, Amoris Laetitia, n.184). A família, dom de Deus para a humanidade, vive em todas as realidades, sociais e culturais do mundo. Portanto, como sociedade e comunidade de fé, devemos sempre cuidar e valorizar a família, como “espaço sagrado”, lugar e berço de amor, espaço de santidade, escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana é acolhida, amada e valorizada.

No meu ministério, ao longo dos meus anos de serviço à Igreja, pela graça de Deus, tive a oportunidade de visitar muitas famílias em realidade sociais distintas, e ver de perto os efeitos do “amor na família”, mas também vi as feridas na vida das pessoas, causadas pela falta de “amor nas famílias”. Com paterna estima por esse querido povo de Deus, convido os pais a cultivarem e fortalecerem entre si, e com os filhos, os laços de “amor”, para o bem de todos na família. É bonito ver um pai com seu filho nos braços, dialogando, ensinando, expressando amor, sendo presença protetora de Deus. É bonito e faz bem à comunidade a presença dos pais com seus filhos nas celebrações. E a vida de fé, iniciada na família, cultivada e celebrada na família e em comunidade, faz a diferença na vida do cristão.

Queridos irmãos! Com caridade paterna lhes peço: não tenham medo de expressar, uns aos outros, aquele amor divino e humano que se faz doação, na escola do aprendizado cotidiano, na realidade dos pais e dos filhos, mas sem esquecer os avós, que trazem no coração uma história de vida construída através dos pequenos passos de cada dia, com trabalho, fé e esperança. O amor na família ajuda a fazer do lar um espaço sagrado, de acolhida e proteção da vida, de discernimento da vocação e caminho de santificação. Deixem, queridos irmãos, que o amor materno e paterno de Deus se faça presente nas vossas famílias, para que todos possam se sentir, amados, valorizados e acolhidos, com suas capacidades e fragilidades, como filhos e filhas amados do Pai.

Que Deus, Pai de bondade e misericórdia, os abençoe e abençoe as suas famílias, por intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, nossa Mãe, rainha e padroeira de nossa Diocese.

 + Dom José Gislon, OFMCap.

Bispo Diocesano de Caxias do Sul