quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

PAPAI NOEL DISTRIBUI BALAS

A Equipe do Conselho de Assuntos Econômicos da igreja matriz, manteve a tradição de distribuir balas com a presença do Papai Noel. Neste ano após arrecadar doação de balas e pirulitos, a caravana partiu em frente a matriz às 13h30 e passou pelas ruas de Arcoverde levando alegria aos moradores. Agradecemos a todos que se dedicaram nesta ação natalina.









quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

NATAL É UM TEMPO DE CELEBRAR A VIDA, DOM DE DEUS

Então chegou o Natal! A época mais linda de todas. Para nós cristãos, celebramos e festejamos o nascimento do menino Jesus. É o filho de Deus que vem ao nosso encontro. O Emanuel, que significa “Deus Conosco”. Segundo a Sagrada Escritura, nos diz: “O verbo se fez carne e habitou no meio de nós para sempre”.

Somos convidados para sermos mensageiros e portadores desta Boa Notícia. Natal é tempo de renovar os bons sentimentos: de Paz, de Fé, de Bondade, de Esperança e de muitas alegrias.

Queremos desejar imensamente a todos os paroquianos o nosso abraço fraterno de um Feliz e Santo Natal, e próspero Ano Novo. Que o menino JESUS, Maria e José abençoem você, sua família e a nossa querida comunidade de Carlos Barbosa. “Alegrai-vos no Senhor”. Amém!

Pe. Roberto Carlos Favero 
Pe. Lucivan Francieski
Paróquia Mãe de Deus e Paróquia Nossa Senhora das Graças


quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

NATAL: TEMPO DE MISERICÓRDIA

 

      Todas as ações e as palavras do Papa Francisco nos inspiram e convidam-nos a sermos fraternos, a sermos misericordiosos e cuidadores da casa comum. Conforme a Encíclica Laudato Si, esta é nossa missão.

       Penso que é preciso cada pessoa abrir seu coração para acolher Jesus. A exemplo de Maria, ela era ouvinte da palavra, da escuta de Deus. No silêncio rezava e guardava em seu coração. Escreve Santo agostinho: “Ao ficar grávida do Verbo – da Palavra – de Deus em seu seio, ela já Dele estava grávida em seu coração”.  Se o nosso coração está fechado para o perdão, para a paz, para a humildade e para a alegria, será mais um Natal sem sentido.  É necessário pois, termos sempre presente a consciência da fragilidade de cada pessoa humana.

         Somos Chamados a fazer esta experiência do encontro com Jesus, pois transforma nossa vida, abre caminhos e nos dá sempre a Esperança. Criar vínculos de solidariedade, é ter coração samaritano. Neste contexto, viver o Santo Natal, ganha um sentido novo. Jesus Cristo, com seus ensinamentos, com seus gestos e com toda a sua pessoa, revela a misericórdia de Deus. A vinda de Jesus é para que o ser humano se configure com ele na construção do Reino. Esse é nosso compromisso diário a seguir. Devemos construir esse caminho. Ao (re)fazer o caminho com mais fé, com mais coragem e bons exemplos, caminharemos, a exemplo de Maria e de José, rumo a Belém.

     Que neste Santo Natal, possamos criar ou aprimorar oportunidades de vida melhor para todos, sendo protagonistas de paz, de caridade e de esperança, construindo uma terra de irmãos para irmãos, para reduzir as diferenças sociais.

      Para enriquecer este breve artigo, recorremos às reflexões natalinas de Santo Agostinho: “Dai mostras de júbilo, justos, porque é o natalício do Justificador. Fazei festas vós, os fracos e enfermos, porque é o nascimento do Salvador. Alegrai-vos, cativos; nasceu vosso redentor. Alegrai-vos, livres, porque é o nascimento do Libertador. Alegrem-se os cristãos, porque nasceu Cristo”. 

     O Natal também é um tempo de agradecer, porque é a vida que nasce e renasce diariamente na fraternidade e no amor, porque Deus vem se fazer um de nós. “Sendo rico, Cristo se fez pobre, para que nós participássemos de sua riqueza” (2 Cor. 8,9).  

      Um Feliz e abençoado Natal e um Novo Ano de muita paz!

        Pároco Roberto Carlos Favero


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

TEMPO NATALINO

Os membros do Conselho de Assuntos Econômicos da matriz, fizeram belíssima decoração natalina. Dentro da matriz foi montado o presépio e na parte exterior e na praça foram colocados motivos natalinos. Agradecemos ao poder público pela cedência do material luminoso. Estão todos de parabéns. Aguardamos a festa do Santo Natal com expectativa e certeza de que a temperança, fraternidade, justiça, saúde e caridade farão parte de nossas vidas.







domingo, 13 de dezembro de 2020

CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DO CLJ

No sábado dia 12/12/20, o Grupo CLJ-Curso de Liderança Juvenil completou seus 30 anos de existência. Sob orientação do pároco Antenor João  Vidor, um grupo de jovens participou da primeira reunião em 04 de dezembro de 1990. De lá para os dias atuais, inúmeros jovens fizeram seus retiros de formação e mantiveram uma forte liderança e equipe de canto/liturgia que ajuda nos eventos e missas da matriz. 
A comemoração foi por meio de uma missa de ação de graças, às 18h na igreja matriz, sob presidência do vigário paroquial Lucivan Francieski. Os cantores contaram com a participação de uma dupla vinda da paróquia de Brochier/RS.
Padre Lucivan destacou em sua esclarecedora homilia que o terceiro sábado/domingo do advento é o "dia da alegria” que nos convida a alegrar-nos no Senhor, pois sua vinda se aproxima. A alegria cristã é a certeza que Jesus é a Luz que ilumina os caminhos. 
Também enalteceu o trabalho litúrgico dos jovens do CLJ na paróquia. Evangelizar é testemunhar a alegria de seguir Jesus, é expressar a certeza de que Deus vem caminhar conosco nos diferentes serviços de nossa comunidade e nos ajuda a construir seu projeto de vida.
Nos ritos finais foi realizada uma pequena reflexão a partir de uma canção. Em seguida os jovens de todos os tempos se colocaram em frente do altar para foto. Para finalizar foram entoados os parabéns e dada a bênção pelo padre Lucivan. Foi tudo muito emotivo e bonito. Parabéns ao CLJ pelos 30 anos!










quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

CLJ COMEMORA 30 ANOS

O CLJ de Arcoverde está festejando seus 30 anos de existência. Para comemorar haverá missa de ação de graças no próximo sábado dia 12/12 na igreja matriz. Pede-se a observância dos protocolos de proteção a covid19.







domingo, 6 de dezembro de 2020

CRISMA 2020

     Neste domingo dia 06/12/20, na igreja matriz no horário das 8h30, aconteceu celebração com Crisma. O padre ordenante foi o pároco Roberto Carlos Favero, que foi delegado pelo bispo diocesano D. José Gislon. 

     Após um ano atípico, respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid19, os jovens das comunidades da matriz, capela Nossa Senhora de Lourdes e capela São João da Cruz foram crismados. O grupo Cantar a Beleza da Vida ajudou na liturgia.

     Nos ritos finais foram homenageadas as catequistas e parabenizados os crismandos.




sexta-feira, 27 de novembro de 2020

DIA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Os imigrantes italianos que se estabeleceram na Linha Boa Vista, hoje Arcoverde, distrito do município de Carlos Barbosa/RS, fundaram sua primeira capela em 1881 dedicada a la Madonna delle Grazie, sendo festejada em 2 de julho todos os anos. 
No calendário católico o Dia de Nossa Senhora das Graças é comemorado em 27 de novembro.

Vamos conhecer um pouco da história:

Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família de poucos recursos. Perdeu sua mãe aos 9 anos de idade e assumiu com comprometimento a educação dos irmãos. Findada esta missão, colocou-se a serviço de Deus consagrando-se a Jesus na congregação das Filhas da Caridade.

Em 1830 recebeu a primeira aparição de Nossa Senhora, a fim de enriquecer toda a Igreja e atingir o mundo com sua Imaculada Conceição, por isso descreveu Catarina:

“A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até à cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mais pedem”.

Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré. Na terceira aparição, Nossa Senhora apresenta um modelo da medalha de Nossa Senhora das Graças. Ao final desta aparição, Nossa Senhora diz: “Minha filha, doravante não me tornarás a ver, mas hás-de ouvir a minha voz em tuas orações”.

No fim do ano de 1832, a medalha que Nossa Senhora pediu foi cunhada e espalhada por todo o mundo. Como disse Sua Santidade Pio XII, esta prodigiosa medalha “desde o primeiro momento, foi instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo medalha milagrosa“.

Santa Catarina passou 46 anos de sua vida num convento, onde viveu o Evangelho. (...) Faleceu no 31 de dezembro de 1876, com 70 anos de idade. Foi beatificada em 1933 e canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.

  FONTE: https://arqbrasilia.com.br/hoje-e-dia-de-nossa-senhora-das-gracas-a-virgem-da-medalha-milagrosa/ Acesso em 27/11/20.

 

 Oração a Nossa Senhora das Graças

 Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, do poder ilimitado que vos deu o vosso Divino Filho sobre o seu coração adorável. Cheio de confiança na vossa intercessão, venho implorar o vosso auxílio. Tendes, em vossas mãos, a fonte de todas as graças que brotam do coração amantíssimo de Jesus Cristo; abri-a em meu favor, concedendo-me a graça que ardentemente vos peço, sois minha Mãe, sois a soberana do coração de vosso Divino Filho. Amém!


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

ZELADORAS ENTREGAM MATERIAL DO NATAL E JORNAL DA PARÓQUIA

As Zeladoras de nossa paróquia estão fazendo a entrega do material de final de ano constituído do livreto do Natal 2020 e o Jornal Arcoverde com notícias e textos do ano que se encerra.




domingo, 22 de novembro de 2020

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Juízo Final

Depois de uma vida sobre a terra, depois do anúncio feito por Jesus de que Deus é nosso Pai e de que todos os habitantes da terra são irmãos, - depois  do Mestre ter anunciado  a  vocação de fraternidade e de ter promulgado as bem-aventuranças, depois do Senhor ter lavado os pés dos discípulos, depois do Redentor ter morrido na cruz e ressuscitado, depois do Ressuscitado ter feito o envio de seus apóstolos a anunciarem o Evangelho, pregarem a conversão e o batismo, - todos  aqueles  que  responderam  sim  aos  apelos amorosos de Deus,  apesar  das  diversas  dificuldades,  serão acolhidos na Casa do Pai.

Como podemos apreender da atitude de Jesus, o Homem por excelência, o que conta para ser acolhido na felicidade eterna é e será sempre nossa atitude, não apenas de solidariedade, mas de fraternidade, ou seja, um passo a mais no relacionamento com o outro.

Ele não é apenas alguém com quem divido o pão, o teto e os sentimentos, mas é alguém que tenho como da mesma família, da mesma origem, a quem estou unido por laços de afeto. No Livro de Ezequiel, 1ª leitura, Deus se apresenta como o Pastor, aquele que procura a ovelha perdida, reconduz a extraviada, cura a ferida, fortalece a doente e alimenta todas.

Esse discurso é dirigido aos judeus que estão procurando se recuperar da destruição feita pelo poder babilônico e esse mesmo povo se encontra agora oprimido também por judeus mais espertos que não têm escrúpulos de explorar seus compatriotas.  Esse discurso é o alento de Deus ao pobres e aos oprimidos. No Evangelho, Mateus nos diz que as obras de misericórdia são a resposta que Deus espera de nós em meio a uma situação de desgraças e infelicidades. É com pessoas que as praticam que o Senhor se identifica.

O amor a Deus está intimamente ligado ao amor ao próximo. A verdadeira religião leva ao outro. A vida de alguém será considerada bem sucedida não pelos filhos que tenha gerado, nem pelos títulos acadêmicos que possa ter obtido, e muito menos pela riqueza que possuir.

Uma vida realizada será assim considerada por Deus se a pessoa lutou por um mundo justo e fraterno, se empregou seu tempo, seus conhecimentos, sua saúde para eliminar situações em que seus irmãos se sentiam marginalizados e se não foram nem cúmplices e nem coniventes com as opressões.

Cristo é Rei e Senhor porque na luta contra o mal venceu a tentação do acúmulo, da abundância e do prestígio.

Padre César Augusto – Vatican News

FONTE: https://www.vaticannews.va/ - Acesso em 22/11/20


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

DIA DE FINADOS

Os familiares mantiveram a tradição de conservar e enfeitar os jazigos e capelinhas de nosso cemitério e nas comunidades da paróquia. Mantem-se vivo o vínculo com os entes queridos falecidos.

Cemitério Nossa Senhora das Graças - Arcoverde

MENSAGEM
Bom Dia! Dia 02 de novembro: amanhece um dia muito especial e diferente: Finados... Uma flor, muitas lágrimas, uma aperto no coração, um silêncio profundo, uma prece aos céus... é assim que, normalmente, vivenciamos o dia dedicado a todos aqueles que já não estão fisicamente em nosso meio... Ainda bem que acreditamos na eternidade e no reencontro, um dia... Reflexivo e abençoado dia! “Quando alguém que amamos morre, deixa de viver entre nós para viver dentro de nós.” (Luiza Fletcher). A vida é perpassada e abraçada por um grande mistério: a morte. A cada dia que passa é um dia a menos de vida. Ainda bem que a reflexão e os pensamentos não se prendem no fato da morte estar à espera de todos. Ela existe, sim, mas não impede que os dias sejam únicos e que a felicidade continue sendo uma construção, que desconhece fim. As crenças variam e a liberdade continua sendo um direito inerente ao ato de existir. Acreditar na vida eterna é um alento que desmistifica a morte e abre novos caminhos de esperança. A eternidade permite que a morte seja vista com outros olhos, isto é, com a ótica da fé na ressurreição. A vida de todos, no final, é convocada a fazer uma passagem, tornando a morte apenas como uma ponte da terra para o céu. Quem morre deixa de viver fisicamente no meio dos demais, para permanecer vivo dentro de todos. O que encerra o ciclo é apenas o físico, o espiritual continua, tendo como morada a eternidade. Compreender essa passagem não é tarefa fácil, pois as explicações, no final de tudo, necessitam do amparo da fé, para harmonizar as doloridas perdas. A dor sempre tem o tamanho do amor: quem muito ama, muito sofre. Nem por isso, o amor perde seu significado: sempre vale a pena amar. É o amor que dá sentido à existência, ao ponto de ser a essência do viver. É necessário um longo tempo para que a pessoa amada seja assimilada espiritualmente, na interioridade humana. Acostumado a ver, tocar, dialogar e abraçar, o ser humano precisa exercitar arduamente a nova presença da pessoa, que já não existe fisicamente, mas espiritualmente dentro de si. Ninguém está plenamente preparado para enfrentar serenamente a perda de alguém muito querido. As lágrimas vão rolar, a falta será sentida, a ausência deixará um vazio. Ainda bem que existe a fé na vida eterna: haverá, então, um reencontro, onde será possível estar com todos aqueles que o amor uniu, um dia. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!
Postagem de Frei Jaime Bettega|facebook em 02/11/20

Cemitério Nossa Senhora das Graças - Arcoverde


domingo, 1 de novembro de 2020

TODOS OS SANTOS

A celebração da Solenidade de Todos os Santos foi presidida pelo pároco Roberto Carlos Favero, às 8h30 na igreja matriz.


A Igreja celebra hoje a Solenidade de Todos os Santos. Santos são todos aqueles que percorreram o caminho das bem-aventuranças, acolheram Cristo e seu reino. Agora estão na glória celeste.

Nós caminhamos para a Jerusalém Celeste, por isso como batizados somos convidados a testemunhar a Boa-Nova do Evangelho em nossas vidas com a intercessão de todos os santos e santas.

Os santos são pessoas que souberam fazer de sua vida comunhão com o amor de Jesus Cristo, irradiando ao seu redor o amor e o esplendor de sua vida. Santa é a vida, e santos são todos os que procuram valorizá-la e defendê-la. Santos são aqueles que têm fome e sede de justiça.

A Igreja com esta solenidade celebra a memória de tantos santos conhecidos e anônimos, que fizeram de suas vidas um hino de amor a Deus e ao próximo. Trata-se de uma multidão que cresce no tempo, favorecendo a construção do reino de Deus.

As bem-aventuranças apontam para atitudes concretas, elas convidam as pessoas a superar as próprias limitações e deficiências, como mostram claramente as ações e os gestos de Jesus.

Imploramos a Deus que sua graça nos santifique, para que desta mesa de peregrinos, passemos ao banquete de seu reino.

FONTE: Folheto Litúrgico: “O Dia do Senhor” da arquidiocese de Porto Alegre – Acesso em 01/11/20


Também estiveram presentes os festeiros 2020 sendo representados por Katia Perazzoli Piacentini. Ela agradeceu a comunidade, a participação e colaboração de todos nesta festa diferente por eles organizada, devido a pandemia. Salientou que a comemoração alcançou seus objetivos. Na ocasião foi apresentado o balanço financeiro que resultou da venda de rifa, fichas para churrasco para levar para casa e doações.





sexta-feira, 30 de outubro de 2020

MELHORIAS NO CEMITÉRIO

     Com objetivo de facilitar a acessibilidade, o Conselho de Assuntos Econômicos da matriz planejou mudanças no acesso de nosso cemitério. A escadaria da lateral direita foi substituída por uma rampa de acesso com colocação de corrimãos. A obra está concluída para a celebração de Finados.